Topo

Saque e Voleio

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Podcast SeV S03E08 - Benoit Paire, dinheiro e postura: dilemas do tênis

Hector Vivas/Getty Images
Imagem: Hector Vivas/Getty Images

Colunista do UOL

18/03/2021 17h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O podcast Saque e Voleio, no ar para os apoiadores do blog, chega hoje falando sobre Benoit Paire e alguns dos problemas do mundo do tênis que o francês escancarou com algumas declarações e atitudes recentes.

Começo lembrando o episódio da cusparada em Buenos Aires, que veio seguido de uma postagem em que Paire lembra ter ganhado mais de US$ 8 milhões em sua carreira como tenista. A partir daí, comento o dilema vivido pela ATP entre manter a imagem de tênis de cavalheiros e bons moços, e capitalizar com cenas que têm o potencial de viralizar nas redes sociais, "provando" que o tênis não é um esporte entediantemente polido. Ao mesmo tempo, falo sobre os porquês de as multas aplicadas pela entidade terem tão pouco efeito prático.

Em seguida, falo da recente entrevista de Paire ao L'Équipe, na qual ele disse acumular dinheiro mesmo perdendo em todas as primeiras rodadas e também declarou que não vale a pena se esforçar para ir mais longe nos torneios. Aproveito esse gancho para comentar o atual cenário financeiro do tênis, que paga muito bem e permite que qualquer top 100 viva bem, de forma confortável, mesmo que sofra seguidas derrotas no circuito. Em outras palavras, não há problema de prize money na elite da modalidade. Longe disso.

Por último, falo sobre como cabe ao fã de tênis, seja profissional ou casual, entender como alguns tenistas não têm a intenção de serem líderes de ranking ou mesmo de brigarem por títulos de slam - e isso não é necessariamente um problema, nem para o tenista, nem para o esporte e muito menos para o fã.

Quem já apoia o Saque e Voleio pode acessar o link para o episódio lá no Mural do Apoia.se.

Quem quiser pode aproveitar a ocasião para começar a apoiar o blog (com R$ 15 mensais, você tem direito a conteúdo exclusivo e newsletter semanal, além de brindes e promoções). Basta visitar o Apoia.se, conhecer melhor o programa de financiamento coletivo recorrente do Saque e Voleio e fazer sua contribuição.