Topo

Rafael Oliveira

As interrogações, dentro e fora de campo, na volta da Bundesliga

Allianz Arena: Bayern faz últimos retoques no estádio para a volta da Bundesliga - Reprodução/Twitter
Allianz Arena: Bayern faz últimos retoques no estádio para a volta da Bundesliga Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do Uol

15/05/2020 04h00

O Campeonato Alemão está de volta. Será a primeira grande liga europeia a retomar as atividades. Naturalmente, desperta grande interesse mundial e será um laboratório para o princípio de reabertura do esporte pós-pandemia.

Fora de campo, todo o protocolo estará em destaque. A alta capacidade de testagem é a base de tudo. O que acontecerá se surgirem casos positivos nos elencos? Ninguém sabe exatamente, por enquanto. Em tese, inviabilizaria a realização de próximos jogos, afetando a tabela e colocando clubes em quarentena.

As incertezas são muitas e a própria ideia de voltar com o futebol é questionável, por mais que a Alemanha esteja em um estágio mais avançado do combate. Pode ser necessário dar um passo atrás em algum momento.

Dentro de campo, as dúvidas são outras. A Bundesliga é uma liga muito caracterizada pelo ritmo acelerado nas ações. A identidade do campeonato, hoje, é de menor diversidade estratégica que Espanha, Inglaterra ou Itália. O jogo passa muito pela capacidade física para pressionar sem bola e acelerar nas transições.

Não é necessariamente uma crítica. Quando bem executado, é um jogo altamente competitivo. A questão é outra: o que esperar do condicionamento físico de jogadores que passaram dois meses sem treinar normalmente?

Também não dá para imaginar que o tempo tenha servido para ampliar o repertório tático. Por mais que técnicos possam ter tido ideias interessantes, com o isolamento, não houve tempo para a aplicação delas em trabalhos em grupo.

Quem volta melhor? Quem terá "aproveitado" o tempo parado? Dá para esperar o nível ou o ritmo do início do ano? Impossível saber. Tudo será uma grande interrogação nas primeiras semanas.

Antes da pausa, o Bayern crescia com Hansi Flick e se tornava forte candidato até ao título da Champions. O Borussia Dortmund também ganhou força com o impressionante impacto imediato de Haaland. O Leipzig passou pelo Tottenham de forma convincente na Champions.

A temporada 2019/20 é de equilíbrio e qualidade na Bundesliga. Os fãs de futebol estão ansiosos pela volta, apesar de um clima distante da normalidade. O difícil é prever qual será a versão inicial dos jogos na retomada. Não só pelo possível prejuízo físico, mas também pela ausência da marcante atmosfera dos estádios. Logo de cara, a rivalidade entre Schalke e Borussia Dortmund já terá um duro choque de realidade diante dos inevitáveis portões fechados.