Topo

Rafael Oliveira

PSG x Barça é o mais midiático, mas, hoje, não o melhor duelo do sorteio

Colunista do Uol

14/12/2020 09h19

O sorteio das oitavas da Liga dos Campeões sempre gera muita expectativa. Também tem a tradição de não representar muito em relação ao retrato das equipes, já que a espera até fevereiro tende a promover várias mudanças no momento de cada uma das equipes.

A temporada 2020/21 tem sido de calendário puxado. E a consequência mais natural é a queda no nível dos times e das partidas. A fase de grupos não teve grande futebol, ainda que tenha tido boas disputas por vagas.

O duelo entre PSG e Barcelona chama atenção. É, certamente, o mais midiático. Reúne diversas histórias recentes, além dos protagonistas Messi e Neymar, com suas constantes novelas e especulações sobre transferências e o futuro.

Em campo, não é o confronto que mais empolga. Pelo menos não pelo nível atual. Ambos estão distantes de um nível coletivo minimamente convincente.

A Champions tem sido bastante equilibrada e até imprevísivel nos últimos dois anos. Pode ser que repita a característica na atual temporada. Por mais que os duelos tenham favoritos, não há a sensação de tranquilidade ou naturalidade.

RB Leipzig x Liverpool talvez seja o mais interessante dos duelos. Pelo choque entre Nagelsmann e Klopp e pela capacidade dos dois times atuarem com qualidade no mais alto nível de intensidade.

Atlético de Madrid x Chelsea também promete. Enquanto Simeone tenta transformar a maneira de jogar, Lampard tenta criar a identidade de um time para um elenco recheado de potencial.

Borussia Monchengladbach e Atalanta são adversários que, por características, podem complicar as vidas de Manchester City e Real Madrid. Guardiola certamente terá atenção redobrada com a velocidade do time de Marco Rose. E o nada confiável time de Zidane pode até encontrar mais espaços, mas também terá um adversário disputando o controle da bola e das ações ofensivas.

Sevilla x Borussia Dortmund também gera curiosidade, com uma incógnita ainda maior após a demissão de Lucien Favre no clube alemão. Já a Juventus aparece com amplo favoritismo contra o Porto, mas precisará mostrar mais futebol do que apresentou até aqui na temporada.

Por último, o atual campeão Bayern é um dos times mais temidos do torneio e tem potencial para atropelar diferentes tipos de adversários. Por outro lado, tem sido mais vulnerável nos contra-ataques e encara uma Lazio que, embora irregular, tem um estilo bastante vertical para atravessar o campo rapidamente e explorar seu bom poderio ofensivo.

Sorteio de mata-mata de Champions sempre gera expectativa. Naturalmente tem seus duelos mais e menos esperados, seja por barulho, por momento, por história ou por estratégias. Em uma metade de temporada abaixo da média, o equilíbrio tende a ser ainda maior. Mas os meses até lá sempre trazem novidades e mudam o cenário de alguns dos confrontos.