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Red Bull comemora o título em dia de primeiro pódio para estreante especial

Max Verstappen não queria ganhar o GP do Japão por pouco. Ele chegou em Suzuka decidido a calar todos os que levantaram a hipótese da Red Bull ter sido atingida pelas diretivas técnicas, uma espécie de emenda ao regulamento da F1, que passaram a valer a partir da etapa passada, Singapura, palco da primeira derrota da Red Bull no ano. E ele venceu com quase 20 segundos de vantagem para o segundo colocado, Lando Norris.

Mas o grande destaque deste fim de semana acabou sendo Oscar Piastri. O australiano se tornou o primeiro novato a liderar uma corrida de F1 desde 2013. É claro que isso tem a ver também com o carro. A McLaren foi a equipe que mais evoluiu desde o início da temporada, especialmente em curvas de média e alta velocidades, abundantes em Suzuka, mas o trabalho dele também tem chamado muito a atenção.

Piastri raramente comete erros, e tem adotado um ritmo semelhante ao de Norris, certamente um dos pilotos do ano, talvez atrás apenas de Verstappen em termos de performances neste ano. Não por acaso, a Red Bull está tentando contratá-lo para a vaga de Sergio Perez para a temporada 2025.

Sua atitude após o pódio indica que o piloto que veio colecionando títulos na base só vai melhorar. "Quando eu tentei forçar o ritmo, não tinha mais um bom ritmo. Preciso trabalhar na maneira como eu administro meus pneus. E é esse tipo de corrida que mostra o que você tem de melhorar. Não foi uma das minhas melhores na comparação com Lando."

Piastri diz isso porque ele manteve a segunda colocação no grid logo no início, fez uma boa jogada de parar para trocar pneus durante o período de Safety Car Virtual e economizar tempo, mas mesmo assim não conseguiu se manter à frente de Norris quando, com pneus mais novos, o companheiro chegou no australiano.

Naquele momento da prova, a McLaren brigada "virtualmente" com George Russell, que tinha mudado sua estratégia de duas para uma parada. Se Norris ficasse preso atrás de Piastri, ele pegaria Russell no final com pneus mais usados, então a equipe pediu para as posições se inverterem.

"Eu poderia ter passado normalmente, porque tinha mais ritmo, mas aí ele também ia ter que forçar mais os pneus dele e ficaríamos mais vulneráveis. A equipe fez o certo. Mas Oscar pilotou muito bem neste fim de semana, foi melhor que eu na classificação. Ele está pilotando muito bem."

A McLaren é um dos destaques desta temporada, com uma impressionante volta por cima após começar o ano sem a preparação que gostaria e lutando pelas últimas posições do grid. Depois de fazer mudanças muito inspiradas pela Red Bull, eles deram uma guinada a partir de julho, que aparece especialmente nas pistas com curvas de média e alta velocidade, e agora brigam constantemente por pódios.

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Esse tipo de pista de Suzuka também mostra o que essa Red Bull é capaz de fazer, como já tínhamos visto em Barcelona, Silverstone e Zandvoort. A altura do carro é perfeita para andar forte nas curvas de alta velocidade, e o equilíbrio do carro também ajuda na degradação dos pneus, muito grande em uma tarde quente em Suzuka.

Foi o lugar perfeito para a Red Bull conquistar seu sexto título de construtores da história. Uma pista que mostra o quão eficiente o carro é, e que coroa uma parceria de sucesso com a Honda, a unidade de potência (também) mais eficiente da F1 hoje.

A festa dos campeões do mundo com seis corridas de antecipação só não foi completa porque Sergio Perez teve outra tarde para esquecer. Ele danificou sua asa dianteira em um toque na largada e teve que fazer uma parada durante o SC chamado para limpar a pista. Durante o SC, ultrapassou um carro quando entrava nos boxes e levou 5s de punição. Algumas voltas depois, errou tentado ultrapassar Kevin Magnussen, quebrou a asa dianteira de novo, e voltou aos boxes. Pouco tempo depois, recebeu a mensagem para entrar nos boxes e abandonar.

Mas Perez tinha acabado de receber outra punição pelo lance com Magnussen. Então houve uma longa discussão entre a direção de prova e a equipe, e Perez voltou à pista só para pagar sua punição e, por fim, abandonar. Desta forma, a Red Bull evitou que ele tenha que pagar essa pena na próxima etapa, no Catar, onde Max Verstappen tem grandes chances de selar o tricampeonato.

Verstappen precisa conquistar, no mínimo, mais três pontos. Isso quer dizer que ele pode ser campeão já no sábado, durante a sprint. O GP será em duas semanas.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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