Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bastidores de Mônaco: Berros de Max, flores de Alonso e reunião da Ferrari

Max Verstappen comemora vitória no GP de Mônaco de F1 - JEFF PACHOUD/AFP
Max Verstappen comemora vitória no GP de Mônaco de F1 Imagem: JEFF PACHOUD/AFP

Colunista do UOL

29/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Max Verstappen construiu sua quarta vitória na temporada em grande parte no sábado, com um terceiro setor em que arriscou tudo na classificação. Ouvi da Red Bull que o piloto estava com o rádio ligado durante a volta, e proferiu vários palavrões, achando que não estava indo bem. Na verdade, até o final do segundo setor da volta, seus pneus dianteiros ainda não estavam na temperatura correta, e ele vinha mais lento que Fernando Alonso.

Os palavrões deram lugar a "encostei no muro! E de novo!", e foi assim mesmo. Em menos de 19s do último setor, ele conseguiu tirar três décimos em relação a Alonso, que tinha feito uma opção diferente e forçou mais os pneus na parte inicial da volta.

A briga entre os dois continuou na corrida, com Alonso escolhendo os pneus duros e obrigando Verstappen a forçar para abrir uma vantagem suficiente para parar uma vez a mais com ele, até porque, se houvesse um SC ou se chovesse, como aconteceu, a vantagem seria do espanhol. Mas Verstappen conseguiu virar o jogo ao fazer mais de 50 voltas com seus pneus médios, e venceu com chuva e tudo.

Alonso não levou, mas foi o nome do final de semana, atacando em todas as áreas. De conteúdo para as mídias sociais, aparecendo cheirando flores e regando-as, reproduzindo o que foi visto fazendo na área de entrevistas de Miami (provavelmente vendo se as plantas eram de verdade ou de plástico), a conselhos para os pilotos cuja carreira administra. E para Lance Stroll também, aconselhado nas reuniões da equipe pelo espanhol. Ah, e ele também teve tempo de obter seu melhor resultado em Mônaco desde 2011, com o segundo posto. Na verdade, foi a primeira vez desde 2014 que ele foi segundo. E isso foi algo que ele disse aos jornalistas logo depois de dizer que não gosta de fazer contas sobre sua carreira.

Ele também era um dos favoritos da torcida, com o mesmo senso de humor dele. Uma torcedora grávida usava uma camiseta com os dizeres "Fernando, é seu", e uma seta apontando para a barriga.

Ferrari conta os dias para o GP de Barcelona

leclerc - RULA ROUHANA/REUTERS - RULA ROUHANA/REUTERS
Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, e Charles Leclerc, piloto da Ferrari.
Imagem: RULA ROUHANA/REUTERS

Mas a maior torcida era para o dono da casa, Charles Leclerc, que mais uma vez provou de sua peculiar relação com o Principado. Leclerc anda muito bem em Mônaco, e a volta que fez no final da classificação com um carro pulando para tudo quanto é lado e ficando a um décimo da pole de Verstappen diz muito sobre sua qualidade. Mas algo de errado sempre acontece com o monegasco. Desta vez, o engenheiro de pista demorou para avisá-lo que Lando Norris vinha logo atrás, o que fez com que ele caísse de terceiro para sexto no grid.

Na corrida, ele adotou a mesma estratégia de Alonso com o pneu duro, esperando um Safety Car, mas não conseguiu ficar tempo o suficiente na pista para aproveitar quando choveu.

É visível que Leclerc já não tenta preservar tanto a equipe dos erros que se sucedem como antes. Após a classificação, ele deixou claro que a falha tinha ocorrido na demora da informação, ou seja, no pitwall da Ferrari.

Leclerc está em fase de iniciar a conversa de renovação com a Ferrari, que busca fortalecer a equipe para convencê-lo a ficar. Em Mônaco, o presidente da Ferrari, John Elkann, passou um bom tempo se reunindo com a Red Bull. O assunto é a liberação do atual diretor de corridas ferrarista Laurent Mekies para se tornar chefe de equipe da AlphaTauri, algo que os italianos querem tratar como moeda de troca para também ter engenheiros da Red Bull sem que eles fiquem meses sem trabalhar, o que é comum na F1 para que profissionais não levem segredos de um lado para o outro.

É importante para a Ferrari se reforçar para o futuro. O que dá para fazer agora é focar no pacote de novidades que estará no carro já na próxima corrida, neste final de semana, na Espanha. "Elas serão muito bem-vindas", disse Sainz. O recado é bem claro.

Miniaturas de carros de F1 para quem é fã

Ferrari SF 1000 - Charles Leclerc

Mercedes AMG W10 - Lewis Hamilton

Red Bull RB16B - Max Verstappen

McLaren MP4/4 - Ayrton Senna

Jordan 194 - Rubens Barrichello

Lotus 72D - Emerson Fittipaldi

Rodapé content commerce -  -