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Hamilton entendeu antes da largada que Mercedes tinha errado na estratégia

Max Verstappen, seguido por Lewis Hamilton, durante o GP do México - Chris Graythen/Getty Images
Max Verstappen, seguido por Lewis Hamilton, durante o GP do México Imagem: Chris Graythen/Getty Images

Colunista do UOL

30/10/2022 20h59

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Max Verstappen já era mesmo o favorito para vencer o GP da Cidade do México, mas a Mercedes facilitou a vida do holandês ao colocar seus dois carros, que largavam em segundo e terceiro, com os pneus médios na primeira parte da 20ª etapa do campeonato. Isso se provou ser uma tática errada, e o já bicampeão mundial aproveitou para vencer pela 14ª vez na temporada, um recorde.

É bem verdade que tal marca foi alcançada com mais etapas no campeonato do que os recordes anteriores de Vettel em 2013 e especialmente o de Schumacher em 2002 mas, como salientou Max, só mostra o quão forte esta temporada da F1 vem sendo. "Quando ganhei dez corridas em 2021 eu só conseguia pensar se poderia repetir isso alguma vez."

Em segundo na corrida, Lewis Hamilton disse ter duvidado pela primeira vez se a opção da Mercedes de colocar os dois pilotos no pneu médio na parte inicial da prova era a certa, uma vez que eles estavam cercados pelos Red Bull e Ferrari com macios. "Eu falei na nossa reunião de estratégia que talvez o melhor fosse dividir as táticas, colocar cada um em um pneu, mas eles disseram que o médio era claramente melhor. Até consegui seguir Max no começo, mas depois vi que o pneu macio dele não estava se desgastando rapidamente."

Verstappen fez sua primeira parada apenas na volta 26, aguentando mais que o projetado pela Mercedes. Foi neste ponto da prova que ficou claro que a Mercedes não teria a vantagem que esperava ao largar com os médios. Na verdade, isso se tornaria uma desvantagem, pois isso permitia ao holandês fazer só uma parada, enquanto as Mercedes teriam que, ou esperar muito para colocar o macio só no final e atacar, ou apostar no pneu duro.

Foi isso o que eles fizeram, confiando no rendimento que o Mercedes geralmente tem com os compostos mais duros. Porém, como não fez tanto calor quanto o esperado no domingo e o céu ficou encoberto, diminuindo a temperatura da pista, os pneus duros não funcionaram tão bem como o esperado.

"Na segunda volta que eu fiz com o pneu duro, percebi que não era a tática certa", disse George Russell, que largou em segundo, perdeu duas posições nas primeiras curvas, e terminou em quarto. "Acho que na verdade a Pirelli trouxe pneus duros demais para esta pista."

Dono da casa, Sergio Perez foi o terceiro colocado e acredita que a dobradinha foi jogada fora com uma falha em sua parada nos boxes, na qual ele perdeu pelo menos 2s. "Com isso, eu demorei mais tempo para chegar no Hamilton e ele já tinha aquecido os pneus dele. Queria um resultado melhor, mas foi um pódio diante do meu público, e temos que aproveitar momentos como esse."

O mexicano agora retomou a segunda posição no campeonato de pilotos, superando Charles Leclerc em um fim de semana em que o carro da Ferrari não rendeu bem por conta da altitude. Eles devem voltar para o bolo na penúltima etapa do campeonato, o GP de São Paulo, daqui a duas semanas, em Interlagos.