Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
F1 tem uma briga tão apertada quanto Max x Lewis entre gigantes do esporte
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A briga entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, e entre Red Bull e Mercedes, não são as únicas em que é difícil apontar um favorito na Fórmula 1 nesta temporada. Um pouco mais atrás, Ferrari e McLaren travam uma batalha ainda mais apertada, atualmente dividida por 3.5 pontos a favor do time inglês, e que também tem tido suas reviravoltas.
Na primeira metade do ano, a McLaren parecia mais consistente, andando bem em vários tipos de circuito, porém apenas nas mãos de Lando Norris, uma vez que Daniel Ricciardo tinha dificuldades de adaptação. A Ferrari, por sua vez, era mais dependente de certos tipos de circuito, mais travados, e não costumava andar bem no calor, mas ambos os pilotos eram muito consistentes.
Na volta da pausa de agosto, a partir do GP da Bélgica, Ricciardo começou a andar bem, e a temporada teve uma sequência de pistas que eram mais favoráveis à McLaren. Quando eles aproveitaram a oportunidade de fazer uma dobradinha em Monza, a impressão era de que as chances de a Ferrari lutar pelo terceiro lugar entre os construtores tinham acabado, mas não é isso o que tem sido visto.
A Scuderia avançou consideravelmente com o novo motor que estreou na Rússia com Leclerc, e na Turquia com Sainz, e voltou a ganhar terreno em relação à McLaren, que agora reconhece não ter mais o terceiro melhor conjunto do grid. "Estamos devendo em relação às Ferrari, em classificação e corrida", disse Lando Norris após ver Leclerc desaparecer em quarto lugar e Sainz só não chegar na frente das duas McLaren devido a um erro nos boxes, em uma pista que, no papel, era melhor para o time inglês do que para o italiano. "Eles não são mais rápidos em todos os lugares, mas têm um carro mais consistente e com melhor dirigibilidade."
A má notícia para a McLaren é que o time já está há algum tempo totalmente focado no carro de 2022 e tem de lutar com as armas que já possui. "Não temos atualizações nem do lado do carro, nem da unidade de potência", reconheceu o chefe Andreas Seidl. "Sabemos que algumas pistas que vêm pela frente serão melhores para o nosso carro, mas também há pistas em que vamos ter dificuldades em relação à Ferrari."
Do lado da Scuderia, também não houve muitas mudanças ao longo do ano, mas eles optaram por fazer três atualizações às quais o carro respondeu bem, como explicou Leclerc. "Todas as novidades nos ajudaram a evoluir e isso é bom para o futuro. Esse era o objetivo, mas ainda é difícil saber se o que estamos fazendo é o certo pensando na próxima temporada."
Leclerc se refere ao quanto essa evolução pode ajudar no objetivo da Ferrari de voltar a brigar por vitórias em 2022, quando a F1 passará por uma extensa mudanças de regras, ou seja, o que for feito no carro deste ano não surte tanto efeito. Pelo menos a evolução no motor será importante, já que ele não muda e seu desenvolvimento será, inclusive, congelado.
Voltar a vencer também é o horizonte da McLaren e não é por acaso: essa briga apertada pelo terceiro lugar coloca frente a frente as equipes mais vencedoras da história da F1 - são 20 títulos combinados entre pilotos e construtores para os ingleses, e 31 para os italianos.
O próximo capítulo dessa disputa será na semana que vem, no GP do México.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.