PUBLICIDADE
Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Gato "dono de Imola" volta a aparecer no paddock e ganha passe VIP na F1

o gato Formulino ficou famoso no paddock da F1 em Imola - Reprodução
o gato Formulino ficou famoso no paddock da F1 em Imola Imagem: Reprodução
Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

17/04/2021 04h00

Ele não tem medo do ronco dos motores, não se intimida com a movimentação dos mecânicos e parece ter uma predileção por campeões do mundo. Formulino é um felino que tem até perfil próprio no Instagram (em que é intitulado como "o dono de Imola") e, agora, passe VIP da Fórmula 1.

A história começou ano passado, quando a categoria voltou ao circuito Enzo e Dino Ferrari pela primeira vez depois de 14 anos. O gato está acostumado às corridas, já que vive em uma casa que fica grudada ao paddock, muito perto da reta principal e dos boxes. E em todas as categorias que usam o circuito, é visto andando como se pilotos e mecânicos estivessem invadindo seu habitat. O mesmo aconteceu com a Fórmula 1 na corrida de outubro do ano passado.

O gato Formulino começou andando pelo paddock da F1 e logo se sentiu à vontade para entrar na área em que os pilotos dão entrevistas (interrompendo Sebastian Vettel, que disse que daria algo para ele comer se tivesse, mas logo depois mudou de ideia porque "ele está meio cheinho") e depois fez uma visita ao box da Mercedes, que fica na parte inicial do pitlane e, por conta disso, perto da casa de Formulino. Lá, recebeu o carinho de outro multicampeão, Lewis Hamilton.

Em 2020, Formulino conseguiu a façanha. Assim como como Roscoe, cachorro de Hamilton, ganhou uma credencial para o paddock. Neste ano, contudo, o felino passou para outro patamar e conquistou um passe VIP. Tudo somente simbólico, claro, já que o gato se sente em casa no autódromo italiano que é, basicamente, seu quintal.

Tanto que, na sexta-feira, Formulino já estava andando pelo paddock de Imola, mesmo sem sua nova credencial. Andava justamente por perto do motorhome da própria Mercedes, onde deixou a crença de ter dado sorte para Hamilton ano passado. Isso porque o inglês largou em segundo, chegou a estar em terceiro e venceu a prova, em uma pista em que é muito difícil ultrapassar.

Neste final de semana, a sorte é bem-vinda ao heptacampeão, que foi segundo nos dois primeiros treinos livres disputados nesta sexta-feira. Enquanto isso, seu grande rival nesta temporada, Max Verstappen, da Red Bull, forçou demais nas zebras, teve uma quebra no eixo de transmissão e ainda não mostrou o que pode fazer em termos de ritmo neste final de semana. Na primeira corrida do ano, no Bahrein, ele fez a pole position e perdeu uma batalha com o próprio Hamilton no final, depois que o inglês antecipou suas paradas nos boxes para poder voltar na sua frente, vencendo a corrida por sete décimos de diferença.

A definição do grid para o GP da Emilia Romangna, no quinta de Formulino, será disputada a partir das 9h da manhã deste sábado. E a largada será às 10h do domingo.