Topo

Pole Position

McLaren divulga data de lançamento que marca volta de parceria com Mercedes

Lando Norris (foto) fará dupla com Daniel Ricciardo na McLaren em 2021 - McLaren/Divulgação
Lando Norris (foto) fará dupla com Daniel Ricciardo na McLaren em 2021 Imagem: McLaren/Divulgação

Colunista do UOL

28/01/2021 07h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A McLaren é a segunda equipe a revelar a data de lançamento de seu carro para a temporada 2021 da Fórmula 1: 15 de fevereiro, em um evento online na fábrica da equipe, em Woking, Inglaterra. Será a primeira aparição oficial do novo contratado da equipe, Daniel Ricciardo, que fará dupla com Lando Norris, que faz seu terceiro ano no time.

Há muita expectativa em torno da McLaren depois de o time inglês ter terminado 2020 em um ótimo terceiro lugar, a melhor colocação desde 2012. Para 2021, o time voltará a contar com os motores Mercedes, com os quais foi bicampeão da Fórmula 1 no final da década de 1990, e por conta da mudança, o novo carro ganhará a letra M no nome: será o MCL35M.

Mas as expectativas não param por aí: justamente por conta da mudança do motor Renault para o Mercedes, a equipe é quem vai apresentar mais diferenças em seu carro em relação ao ano passado, uma vez que o regulamento só prevê mudanças no assoalho e a maioria dos times vai aproveitar para focar no projeto do modelo de 2022, que será um carro totalmente novo e cujo desenvolvimento só passou a ser permitido em janeiro deste ano. Tendo de alocar o motor e sistemas auxiliares diferentes, a McLaren não teve escolha: ''Efetivamente, é um carro totalmente novo'', explicou o diretor técnico, James Key.

Isso pode ser uma grande vantagem ou uma grande dor de cabeça para a McLaren, dependendo de como este novo carro 'nascer', uma vez que o regulamento, por conta da pandemia, prevê que as equipes tenham fichas de desenvolvimento para gastar ao longo da temporada, e todas as fichas da McLaren tiveram que ser usadas para redesenhar a traseira do carro. A partir de agora, só o desenvolvimento aerodinâmico será permitido para o time de Ricciardo e Norris.

A outra equipe que já anunciou a data de lançamento de seu carro é a Alfa Romeo, de Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi: 22 de fevereiro. Os lançamentos vão acontecer um pouco mais tarde do que o normal neste ano porque a temporada em si começa só no final de março, dia 28, com o GP do Bahrein, e os testes de pré-temporada serão mais curtos, com três dias de atividades entre 12 e 14 de março, também no país árabe.