PUBLICIDADE
Topo

Pole Position

McLaren divulga data de lançamento que marca volta de parceria com Mercedes

Lando Norris (foto) fará dupla com Daniel Ricciardo na McLaren em 2021 - McLaren/Divulgação
Lando Norris (foto) fará dupla com Daniel Ricciardo na McLaren em 2021 Imagem: McLaren/Divulgação
Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

28/01/2021 07h31

A McLaren é a segunda equipe a revelar a data de lançamento de seu carro para a temporada 2021 da Fórmula 1: 15 de fevereiro, em um evento online na fábrica da equipe, em Woking, Inglaterra. Será a primeira aparição oficial do novo contratado da equipe, Daniel Ricciardo, que fará dupla com Lando Norris, que faz seu terceiro ano no time.

Há muita expectativa em torno da McLaren depois de o time inglês ter terminado 2020 em um ótimo terceiro lugar, a melhor colocação desde 2012. Para 2021, o time voltará a contar com os motores Mercedes, com os quais foi bicampeão da Fórmula 1 no final da década de 1990, e por conta da mudança, o novo carro ganhará a letra M no nome: será o MCL35M.

Mas as expectativas não param por aí: justamente por conta da mudança do motor Renault para o Mercedes, a equipe é quem vai apresentar mais diferenças em seu carro em relação ao ano passado, uma vez que o regulamento só prevê mudanças no assoalho e a maioria dos times vai aproveitar para focar no projeto do modelo de 2022, que será um carro totalmente novo e cujo desenvolvimento só passou a ser permitido em janeiro deste ano. Tendo de alocar o motor e sistemas auxiliares diferentes, a McLaren não teve escolha: ''Efetivamente, é um carro totalmente novo'', explicou o diretor técnico, James Key.

Isso pode ser uma grande vantagem ou uma grande dor de cabeça para a McLaren, dependendo de como este novo carro 'nascer', uma vez que o regulamento, por conta da pandemia, prevê que as equipes tenham fichas de desenvolvimento para gastar ao longo da temporada, e todas as fichas da McLaren tiveram que ser usadas para redesenhar a traseira do carro. A partir de agora, só o desenvolvimento aerodinâmico será permitido para o time de Ricciardo e Norris.

A outra equipe que já anunciou a data de lançamento de seu carro é a Alfa Romeo, de Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi: 22 de fevereiro. Os lançamentos vão acontecer um pouco mais tarde do que o normal neste ano porque a temporada em si começa só no final de março, dia 28, com o GP do Bahrein, e os testes de pré-temporada serão mais curtos, com três dias de atividades entre 12 e 14 de março, também no país árabe.