Topo

Pole Position

Decisão sobre ida de filho de Schumacher à F1 deve sair logo, diz Ferrari

Mick Schumacher, filho de Michael Schumacher, entreda capacete a Hamilton - Peter Fox/Getty Images
Mick Schumacher, filho de Michael Schumacher, entreda capacete a Hamilton Imagem: Peter Fox/Getty Images

Colunista do UOL

04/11/2020 15h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A confirmação de que Mick Schumacher pode fazer sua estreia na Fórmula 1 no ano que vem deve sair ainda neste mês. O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, afirmou no último domingo que uma decisão sobre o futuro do alemão não tem motivos para esperar o fim do campeonato da Fórmula 2, que o filho de Michael Schumacher lidera.

"Não acho que vamos esperar até a última corrida [da F2] no Bahrein, ou até [o teste de] Abu Dhabi. Acho que é algo que devemos decidir nas duas próximas semanas."

O piloto de 21 anos faz parte da academia de jovens da Ferrari, então seu futuro está ligado a times com parceria com os italianos. Assim, a Scuderia busca colocá-lo em um dos carros da equipe Haas, uma vez que a Alfa Romeo já anunciou que vai permanecer com os dois pilotos, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, cujo contrato também é ligado à Ferrari. A Haas, por sua vez, anunciou que não continuará com Romain Grosjean ou Kevin Magnussen ano que vem, e apontou que está aberta a ter novatos que tragam "talento e dinheiro".

Assim, é esperado que uma das vagas da Haas fique com um piloto indicado pela Ferrari, e este seria Mick Schumacher. E a outra seria ocupada por Nikita Mazepin, que também está atualmente na F2, em sexto lugar, e é filho de um bilionário russo do setor de energia. Dmitry Mazepin já teria ao menos sondado a compra de algumas equipes, inclusive a Mercedes, e poderia se interessar pela Haas, cujo dono, Gene Haas, já assinalou a vontade de vender.

Schumacher atualmente lidera o campeonato da Fórmula 2 com 22 pontos de vantagem em cima de outro piloto da academia da Ferrari, o britânico Callum Ilott. Os dois deveriam ter feito uma sessão de treinos livres com a F1 Nurburgring, mas as condições climáticas desfavoráveis não permitiram que os carros fossem à pista. A expectativa é de que eles tenham outra chance depois do fim do campeonato da F2, que terá apenas mais duas rodadas duplas, no Bahrein, em 27-28 de novembro e 4-5 de dezembro, em etapas que são realizadas como abertura da F1.

O filho de Schumacher parece estar caminhando para o título, depois de ter demonstrado mais consistência que os rivais nas últimas corridas. Em seu segundo ano na Fórmula 2, Mick conseguiu pelo menos um pódio em cinco das últimas seis rodadas duplas disputadas até aqui. Mas 96 pontos ainda estão em jogo nas duas rodadas duplas restantes.