Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Pista lavada e grid misturado: o que esperar da corrida sprint na China

Nem precisava chover para a classificação da sprint já ser complicada na China, já que pilotos e equipes tiveram apenas um treino livre para se prepararem para a sessão, cinco anos depois de correrem em Xangai pela última vez. Mas choveu nos minutos finais e o grid ficou bagunçado, com Lando Norris em primeiro, Lewis Hamilton em segundo, Fernando Alonso em terceiro e o líder do campeonato, Max Verstappen, apenas em quarto.

A chuva continuou por horas após a sessão, lavando toda a borracha colocada pelos carros no circuito, mas a previsão é de que a sprint seja disputada com pista seca, a partir da meia-noite do sábado, pelo horário de Brasília. Lembrando que a pista chinesa costuma gerar boas corridas, com muitas ultrapassagens.

Um carro ruim na classificação pode ser forte na sprint

Após a classificação, pilotos que geralmente estão mais à frente no grid, e vão largar mais atrás na sprint, começando por Verstappen, disseram a mesma coisa: não conseguiram gerar temperatura nos pneus e, com isso, ficaram sem aderência para tentar forçar na volta mais rápida.

Mas isso pode ser uma vantagem para a corrida. A chance de chuva é bastante baixa, então essa questão de colocar temperatura nos pneus não será um problema. O desafio, na verdade, será outro: evitar que o pneu fique quente demais e se degaste, uma vez que a degradação foi bastante alta no treino livre.

Por conta disso, é de se esperar que os carros que sofreram para aquecer os pneus se deem bem, como é o caso de Verstappen e das Ferrari, que ficaram em quinto lugar com Carlos Sainz e sétimo com Charles Leclerc.

Mas, diferentemente das Ferrari, Verstappen tem outra preocupação: sua posição de largada, do lado sujo da pista. "Tem muita parte pintada do lado par, então a aderência é mais baixa. Temos de tentar ter a melhor largada possível. E depois é uma questão de cuidar dos pneus porque vamos ter uma sequência de voltas grande com o mesmo jogo."

Isso porque, na sprint, os pitstops não são obrigatórios, pois a prova é muito curta, com um terço da distância de um GP. Na China, serão 19 voltas. É uma duração maior do que seria um número ideal de voltas para um jogo de pneus, mas ao mesmo tempo são poucos giros para valer a pena trocar pneus.

Norris e Hamilton dividem a primeira fila olhando no retrovisor

A chuva no final da classificação da sprint também quis dizer que carros que não estão tão velozes ficaram com as primeiras colocações. A McLaren de Lando Norris está melhor do que esperava na China, mas não a ponto de lutar com as Red Bull ou mesmo as Ferrari.

Continua após a publicidade

"Não faço ideia do que esperar", disse Norris. "Se chover, nossas chances são boas. Mas a corrida é muito diferente da classificação, e tenho certeza de que os demais vão chegar na gente. Foi uma surpresa, mas nosso ritmo é bom e estamos numa boa posição."

Na Mercedes, Toto Wolff explicou que não tem sido fácil gerar aderência com esse carro da Mercedes, e por isso ambos os pilotos tiveram dificuldades durante a sessão, com George Russell ficando inclusive fora do top 10. Com a chuva, o cenário mudou e Hamilton conseguiu a segunda colocação. "Acho que, se estiver seco, naturalmente as Ferrari e as Red Bull vão passar a gente. Talvez eu consiga segurar alguns dos outros", disse o heptacampeão.

O terceiro colocado Fernando Alonso é outro que está em um carro que costuma colocar mais temperatura nos pneus, e pode sofrer com o desgaste na sprint.

Outra história interessante da sprint será a expectativa pelo desempenho do piloto da casa, Zhou Guanyu, que está correndo pela primeira vez na pista da China. Ele vai largar em décimo em uma corrida em que não há paradas para trocas de pneu, que têm dado dor de cabeça para sua equipe, a Sauber.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes