Topo

Pole Position

Como Vettel, Perez revela que foi demitido por telefone: "Mundo doido"

Piloto Sergio Pérez, da Racing Point - Tracey Nearmy
Piloto Sergio Pérez, da Racing Point Imagem: Tracey Nearmy

Colunista do UOL

10/09/2020 10h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma história bem parecida com Sebastian Vettel na Ferrari acabou acontecendo para que fosse aberta uma vaga para o alemão na Aston Martin. Sergio Perez contou que foi avisado por telefone que não fazia mais parte dos planos da equipe, que neste ano corre como Racing Point, em 2021. A ligação foi nesta quarta-feira, horas antes dele mesmo anunciar que não ficaria com o time. Na manhã desta quinta-feira, foi a vez de Vettel ser anunciado.

O alemão passou por situação parecida, quando o chefe Mattia Binotto ligou dizendo que a Ferrari não renovaria seu contrato, que acaba em 2020. No caso de Perez, a ligação foi do presidente da equipe e sócio majoritário da Aston Martin, Lawrence Stroll, que também é pai do outro piloto do time, Lance Stroll. Perez disse que não esperava que isso acontecesse baseado no retorno que vinha tendo da equipe, mas já tinha sentido que a equipe estava tentada a assinar com Vettel. "Eu fiquei sabendo só ontem, embora já tivesse me tocado do que estava acontecendo", revelou já em Mugello, onde disputa o GP da Toscana neste fim de semana.

"O retorno que eu estava tendo da equipe era de que eles queriam me manter. Houve algumas discussões acerca do contrato, mas não quero falar sobre isso porque são coisas que quero manter entre eu e a equipe e, ontem, me disseram que eu não iria continuar. Não esperava. Mas acontece."

Perez reconheceu que preferia ter tido a notícia antes, uma vez que os rumores de que o contrato de Vettel já estava assinado começaram ainda em julho, ainda que ele acredite que isso não tenha acontecido até mais recentemente.

"Provavelmente, um pouco mais de clareza em relação a meu futuro ajudaria para eu ter um plano B, ainda que não fosse efetivamente mudar nada. Estou aqui há muito tempo. Faz parte deste mundo doido que é a F1."

Perez disse que sua prioridade é buscar alguma oportunidade boa na Fórmula 1 e, caso isso não ocorra, começar a procurar algo em outras categorias. Ele não acredita que vale a pena tirar um ano sabático, e muito provavelmente não terá de se preocupar com isso. Como tem fortes patrocinadores, Perez é muito bem visto no mercado, e já tem pelo menos uma proposta da Alfa Romeo. A Haas também poderia se interessar.