Topo

Pole Position

Vettel lidera treino com pista molhada, mas Hamilton é o mais rápido do dia

Sebastian Vettel, da Ferrari, nos treinos livres do GP da Hungria - Colombo Images/Ferrari
Sebastian Vettel, da Ferrari, nos treinos livres do GP da Hungria Imagem: Colombo Images/Ferrari

Colunista do UOL

17/07/2020 11h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O primeiro dia de atividades para o GP da Hungria, terceira corrida da temporada, teve dois treinos livres bastante distintos: pela manhã no circuito de Hungaroring, a pista estava seca e a Mercedes dominou, com Lewis Hamilton apenas 86 milésimos à frente de Valtteri Bottas, e os dois obtendo tempos mais de meio segundo mais rápidos que a concorrência. Mas choveu forte entre uma sessão e outra, e a pista estava bastante molhada no segundo treino, que teve Sebastian Vettel, da Ferrari, com o melhor tempo.

O alemão fez o tempo de 1min40s464, uma marca muito acima daquela de Hamilton pela manhã com pista seca: o inglês cravou o melhor tempo até aqui no final de semana, com 1min16s003. À tarde em Budapeste, o hexacampeão sequer tentou fazer tempos rápidos, assim como vários outros pilotos: somente 13 dos 20 marcaram tempo. Com isso, Vettel ficou em primeiro, Valtteri Bottas em segundo, 0s272 atrás da Ferrari, e Carlos Sainz colocou a McLaren em terceiro. O espanhol, assim como Vettel, chegaram a tentar colocar pneus intermediários nos minutos finais, mas a pista estava muito molhada.

O fato de muitos pilotos terem preferido ficar nos boxes tem explicação: há possibilidade de que chova também na classificação e na corrida, e os pilotos têm à disposição um número limitado de jogos de pneus.

Na chuva, os pilotos relataram muita dificuldade em manter os pneus dianteiros aquecidos. Isso também tem a ver com a temperatura ambiente, que não passou dos 20ºC e esteve bem aquém do que normalmente é encontrado pela F1 na Hungria nesta época do ano.

A chuva foi muto ruim para Pierre Gasly. Depois de perder o primeiro treino por um problema no motor Honda, o piloto da AlphaTauri deu algumas voltas antes de reclamar via rádio que havia "um cheiro muito ruim na traseira do carro, parece churrasco!"

Deve estar chovendo na última sessão de treinos livres antes da classificação, às 7h da manhã do sábado pelo horário de Brasília. A definição do grid começa logo depois, às 10h da manhã.

Confira os tempos da segunda sessão de treinos livres na Hungria

1º Sebastian Vettel (Ferrari) - 1min40s464
2º Valtteri Bottas (Mercedes) - +0s272
3º Carlos Sainz (McLaren) - 1s320
4º Lance Stroll (Racing Point) - +1s915
5º Sergio Perez (Racing Point) - +2s006
6º Pierre Gasly (AlphaTauri) - 2s124
7º Max Verstappen (Red Bull) - 2s356
Romain Grosjean (Haas) - 2s871
9º Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 3s007
10º Charles Leclerc (Ferrari) - 3s261
11º Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 3s947
12º Lando Norris (McLaren) - 5s536
13º Daniil Kvyat (AlphaTauri) - 6s958
14º Esteban Ocon (Renault) - sem tempo
15º Daniel Ricciardo (Renault) - sem tempo
16º Lewis Hamilton (Mercedes) - sem tempo
17º Nicholas Latifi (Williams) - sem tempo
18º George Russell (Williams) - sem tempo
19º Alex Albon (Red Bull) - sem tempo
20º Kevin Magnussen (Haas) - sem tempo