Topo

Pole Position

GP da Hungria: Hamilton lidera 1ª sessão de treinos dominada pela Mercedes

Hamilton pode igualar o recorde de poles de Schumacher em um mesmo circuito: sete - DARKO BANDIC/AFP
Hamilton pode igualar o recorde de poles de Schumacher em um mesmo circuito: sete Imagem: DARKO BANDIC/AFP

Colunista do UOL

17/07/2020 07h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em um circuito no qual é recordista de vitórias, com sete em 13 oportunidades, Lewis Hamilton liderou os primeiros livres e começou o final de semana de GP da Hungria na frente. Mas a diferença entre ele e o companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas, líder do campeonato, foi pequena: Hamilton fez 1min16s003, enquanto o finlandês marcou 1min16s089.

A terceira colocação ficou com Sergio Perez, da Racing Point, e o quarto lugar ficou com seu companheiro, Lance Stroll, mostrando o bom desempenho da equipe que está sendo investigada pela federação depois de um protesto da Renault. A reclamação é em relação ao duto de freio ser parecido demais com o usado pela Mercedes. Na Hungria, a Racing Point seguiu usando o mesmo equipamento, e espera comprovar sua inocência ao mostrar seu projeto para a FIA. A audiência sobre o caso ainda não foi marcada.

A classificação final da primeira sessão de treinos livres, que correu sem bandeiras vermelhas e apenas com algumas voltas deletadas após os pilotos ganharem tempo saindo da pista, teve a Renault de Daniel Ricciardo em quinto lugar, seguida pelas duas Ferrari, com Sebastian Vettel à frente de Charles Leclerc. Max Verstappen, da Red Bull, Lando Norris, da McLaren, e Esteban Ocon, da Renault, fecharam o top 10.

Neste primeiro treino, as equipes focaram mais na preparação para a corrida, com as Mercedes demonstrando superioridade, e as Ferrari obtendo um ritmo parecido com os da McLaren, como aconteceu nas outras etapas até aqui. Essa briga entre McLaren, Ferrari, Renault e Racing Point deve marcar o GP da Hungria, com as Red Bull um pouco à frente deste grupo. O grande foco dos pilotos será ter uma boa classificação, já que a pista húngara é conhecida pelas poucas oportunidades de ultrapassagem.

Pierre Gasly, da AlphaTauri, foi o único piloto que terminou o treino livre sem tempo marcado depois que a equipe encontrou anomalias na unidade de potência Honda de seu carro. O motor será checado antes do segundo treino livre.

As condições climáticas deste final de semana em Budapeste devem ser diferentes do que as equipes estão acostumadas na Hungria, com a temperatura do ar não passando dos 19ºC em um GP que costuma ser marcado pelo forte calor. Existe, inclusive, 50% de chance de chuva para a segunda sessão, que começa às 10h pelo horário de Brasília. No primeiro treino, chegou a garoar, mas não o suficiente para que os pilotos tivessem que colocar pneus de chuva.

Resultado do 1º treino livre do GP da Hungria

1º Lewis Hamilton (Mercedes) - 1min16s003
2º Valtteri Bottas (Mercedes) - +0s086
3º Sergio Perez (Racing Point) - +0s527
4º Lance Stroll (Racing Point) - +0s964
5º Daniel Ricciardo (Renault) - 1s197
6º Sebastian Vettel (Ferrari) - 1s235
7º Charles Leclerc (Ferrari) - 1s401
8º Max Verstappen (Red Bull) - 1s432
9º Lando Norris (McLaren) - 1s520
10º Esteban Ocon (Renault) - 1s612
11º Carlos Sainz (McLaren) - 1s672
12º Kevin Magnussen (Haas) - 1s710
13º Alex Albon (Red Bull) - 1s724
14º Romain Grosjean (Haas) - 1s887
15º Nicholas Latifi (Williams) - 1s966
16º Daniil Kvyat (AlphaTauri) - 2s289
17º Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 2s422
18º George Russell (Williams) - 2s571
19º Robert Kubica (Alfa Romeo) - 3s147
20º Pierre Gasly (AlphaTauri) - sem tempo