Topo

Pole Position

Após mais de 4000 testes de covid, F1 não registra contaminados em retorno

Equipe Renault com máscaras durante treinos do GP da Áustria - Renault/Divulgação
Equipe Renault com máscaras durante treinos do GP da Áustria Imagem: Renault/Divulgação

Colunista do UOL

04/07/2020 05h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fórmula 1 anunciou que nenhum dos 4032 testes de coronavírus feitos entre todos os pilotos, equipes e profissionais que estão na Áustria para a primeira corrida do ano deram positivo. Esse número quer dizer que praticamente todos os que estão envolvidos com a realização do evento - que conta ainda com provas de F2, F3 e Porsche Cup - já foram testados duas vezes, uma antes de viajar à Áustria. E outra lá no local.

Como parte do extenso protocolo da F1 para evitar contaminações, todos devem ser testados uma vez a cada cinco dias, e respeitar uma série de regras, como permanecer em mini-bolhas de no máximo 10 pessoas, só podendo ter contato com pessoas de fora desta bolha caso mantiverem 2m de distância.

Os cuidados são tantos que o chefe da Mercedes, Toto Wolff, até questionou se não estaria existindo um certo exagero. "Estou faz tempo na Áustria e toda essa configuração me parece estranha em um país no qual não temos mais casos, ou pelo menos nesta região. Entendo que no Reino Unido [sede da F1 e da maioria das equipes, onde há por volta de 850 novos casos por dia] seja muito diferente. Espero que, baseados na experiência da Áustria, este seja só o começo e é bom que tenhamos voltado a correr. Mesmo que seja estranho sentar tão longe e usarmos máscaras cirúrgicas", disse o austríaco.

Wolff apontou que o trabalho nas garagens das equipes tem sido muito impactado pelas regras, e isso pode gerar a pressão das equipes para que o esquema atual seja flexibilizado em breve. Já está acertado que pelo menos as três primeiras corridas respeitarão os mesmos protocolos, com uma possível revisão a partir do GP da Grã-Bretanha, no final de julho.

Por enquanto, a operação de volta da Fórmula 1 tem sido um sucesso, e o CEO da categoria, Chase Carey, já avisou que casos positivos isolados não vão provocar cancelamentos, já que os protocolos também preveem como estas pessoas seriam imediatamente substituídas. Trata-se a uma resposta ao que aconteceu na primeira tentativa da F1 iniciar sua temporada, quando um caso positivo, na equipe McLaren, gerou preocupação entre as equipes e culminou com o cancelamento do GP da Austrália, em março.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, dois casos de coronavírus entre pilotos foram divulgados nesta sexta-feira, inclusive do brasileiro Felipe Nasr, que ficará de fora da prova da Daytona do IMSA.