PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Pole Position


Brasileira é selecionada para buscar vaga na academia de pilotos da Ferrari

Os campeões de kart Gastão Fráguas (esq) e Renato Russo com a piloto Julia Ayoub - RF1 Divulgação
Os campeões de kart Gastão Fráguas (esq) e Renato Russo com a piloto Julia Ayoub Imagem: RF1 Divulgação
Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

24/06/2020 17h07

A brasileira Júlia Ayoub foi uma das 20 pilotos selecionadas para buscar uma vaga na Academia de Pilotos da Ferrari, em iniciativa para promover as mulheres no automobilismo em parceria com a FIA, chamada "FIA Girls on Track" (garotas na pista, em inglês). A brasileira é kartista desde 2016 e inclusive já participou dos campeonatos europeu e mundial na categoria júnior de kart no ano passado.

Estas 20 pilotos, vindas de vários países do mundo, vão participar de uma seletiva no circuito de Paul Ricard, na França, que é o palco do GP de F1 do país, em outubro. Elas vão brigar por 12 vagas nos campos de treinamento de kart e F4. As quatro melhores serão escolhidas para um curso na Academia de Pilotos da Ferrari em novembro. A vencedora será premiada com um contrato assinado com a Academia de Pilotos da Ferrari para correr na temporada de 2021 da Fórmula 4, o primeiro degrau após o kart.

"Estou muito feliz de poder anunciar que estou entre as escolhidas desse programa incrível que a FIA e a Ferrari Driver Academy estão organizando e sou muito grata a todos por esta oportunidade. Todos nós sabemos que isso poderá aumentar o número de participações femininas no esporte a motor e precisamos mudar essa percepção de que a mulher não tem lugar no automobilismo. Vamos em busca de educar, empoderar e inspirar muitas meninas por aí", afirma Ayoub, que venceu a seletiva Richard Mille/Birel Art de kart em 2018, o que lhe deu a chance de ser a única brasileira no mundial do ano passado.

A carreira de Júlia é gerida pelo ex-campeão mundial de kart Gastão Fráguas desde 2018. Fráguas também gere carreiras de outras jovens promessas do automobilismo brasileiro, como Caio Collet, hoje no programa da Renault. Ayoub também foi aluna da Escola de Kart do Senninha, em 2016.

"É muito legal ver que finalmente estão olhando para as mulheres no automobilismo como uma oportunidade de buscar novos talentos. Isso pode agregar muito à categoria como um todo. Acredito que esse programa tem tudo para inspirar próximas gerações de pilotos femininas e vou fazer o meu melhor para conquistar essa vaga na Academia de Pilotos da Ferrari".

A ação da Ferrari é a primeira da iniciativa Girls On Track da FIA e deve ser copiada por outras equipes de F1 que têm programas de desenvolvimento de pilotos.

Pole Position