Topo

Pole Position

Bottas fecha teste com duas melhores marcas, mas Verstappen se aproxima

Valtteri Bottas, da Mercedes, nos testes no Circuito da Catalunha - Mercedes
Valtteri Bottas, da Mercedes, nos testes no Circuito da Catalunha Imagem: Mercedes

Colunista do UOL

28/02/2020 14h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Valtteri Bottas terminou o último dia de testes coletivos da Fórmula 1 na frente e, com isso, cravou os dois melhores tempos dos seis dias de atividades no Circuito da Catalunha, em Montmeló, na Espanha. Mas nem tudo são flores na Mercedes, que teve uma série de problemas com seu novo motor durante a pré-temporada.

O segundo melhor tempo do dia e de todo o teste ficou com Max Verstappen, da Red Bull. O carro do holandês e de Alex Albon deu indícios fortes de ser o segundo melhor até aqui, mas o time também teve seus problemas: os dois pilotos tiveram dificuldades em segurar o carro na pista e as paradas longas indicam que o novo posicionamento da suspensão e direção podem estar trazendo dificuldades para o acerto do carro.

De qualquer forma, o melhor tempo de Verstappen chamou a atenção por ter sido apenas 0s073 mais lento que Bottas, quando ambos faziam simulações de classificação. A diferença é que Bottas usava os pneus C5, mais macios, e Verstappen, os C3. Em teoria, a vantagem dos pneus usados pela Mercedes seria de quase 1s. Porém, na pista de Barcelona e sob condições climáticas ruins como dos dois últimos dias de teste (com chuva na noite de quarta, muito vento e tempo encoberto nesta sexta) a tendência é a diferença ser menor. Mesmo assim, em teoria, o C5 de Bottas daria mais aderência que o C3 usado por Verstappen.

Com o mesmo composto C5, Daniel Ricciardo ficou a menos de um décimo do tempo de Bottas, indicando que o finlandês poderia ter sido mais rápido. Outro indicativo disso é que, na semana passada, o piloto da Mercedes foi o único que baixou de 1min16, sendo 0s4 mais rápido que o tempo desta sexta-feira.

Embora Ricciardo tenha ido bem no último dia de testes, espera-se que Racing Point e Ferrari estejam à frente do time francês. Charles Leclerc fez simulações de classificação e de corrida, segundo a Ferrari, e terminou em quarto lugar. No entanto, a falta de velocidade de reta da Scuderia (na melhor volta de Leclerc, ele perdia 30km/h para os melhores) levanta a suspeita de que o time italiano ainda não está usando tudo de seu motor. Lewis Hamilton, que só andou pela manhã, foi o quinto, e Esteban Ocon, também da Renault, foi o sexto. Sergio Perez apareceu com a Racing Point só em sétimo, não tendo focado em simulações de classificação nesta sexta-feira.

O mesmo aconteceu com a McLaren de Carlos Sainz, que foi o oitavo. George Russell colocou a Williams em nono, mesmo com a equipe perdendo tempo de pista por preocupações com o motor Mercedes, e Daniil Kvyat completou o top 10 com a AlphaTauri. Já a Haas voltou a chamar a atenção negativamente, com Kevin Magnussen perdendo muito tempo de pista devido a um problema de embreagem.

Mesmo com todas as incertezas que rondam a Fórmula 1 devido ao coronavírus, as equipes confirmaram nesta sexta-feira que enviarão normalmente seus equipamentos para a primeira etapa, marcada para a Austrália, dia 15 de março. O navio que carrega parte do material das equipes também já saiu em direção ao Vietnã, que recebe a terceira etapa do mundial, em abril.

Confira os tempos da última sessão de testes da pré-temporada

1º Valtteri Bottas (Mercedes) 1min16s196 - 79 voltas
2º Max Verstappen (Red Bull) 1min16s269 - 45 voltas
3º Daniel Ricciardo (Renault) 1min16s276 - 65 voltas
4º Charles Leclerc (Ferrari) 1min16s360 - 181 voltas
5º Lewis Hamilton (Mercedes) 1min16s410 - 90 voltas
6º Esteban Ocon (Renault) 1min16s433 - 75 voltas
7º Sergio Perez (Racing Point) 1min16s634 - 154 voltas
8º Carlos Sainz (McLaren) 1min16s820 - 163 voltas
9º George Russel (Williams) 1min16s871 - 146 voltas
10º Daniil Kvyat (AlphaTauri) 1min16s914 - 160 voltas
11º Romain Grosjean (Haas) 1min17s037 - 86 voltas
12º Kevin Magnussen (Haas) 1min17s415 - 115 voltas
13º Kimi Raikkoenn (Alfa Romeo) 1min18s495 - 29 voltas
14º Alex Albon (Red Bull) 1min18s803 - 59 voltas