Topo

Pole Position

Times grandes focam na preparação de corrida e Kubica fecha teste na ponta

Carro da Alfa Romeo durante testes da pré-temporada da Fórmula 1 - Alfa Romeo
Carro da Alfa Romeo durante testes da pré-temporada da Fórmula 1 Imagem: Alfa Romeo

Colunista do UOL

26/02/2020 14h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A segunda bateria de testes da pré-temporada da Fórmula 1 foi marcada por simulações de corridas e não teve tempos muito significativos. Tanto, que a volta mais rápida ficou com o piloto de testes da Alfa Romeo, Robert Kubica, que marcou 1min16s942. O tempo é mais de um segundo pior do que o obtido por Valtteri Bottas, da Mercedes, na semana passada.

Como nos primeiros três dias de testes, ficou clara a facilidade das equipes em somar quilometragem nos carros, e o dia teve apenas duas bandeiras vermelhas: ainda pela manhã no Circuito da Catalunha, quando a pista estava mais fria, Sebastian Vettel rodou com a Ferrari. E logo depois Nicholas Latifi teve um problema no motor Mercedes de sua Williams e também interrompeu o teste, que foi encerrado alguns minutos antes do programado depois que Verstappen rodou, aparentemente com um problema no motor.

Pouco antes, o holandês tinha feito segundo melhor tempo do dia, logo à frente de Sergio Perez, da Racing Point, que voltou a andar bem. O time é considerado pelos rivais como o melhor do meio do pelotão, e terminou o primeiro teste acreditando estar atrás, inclusive, da Ferrari. O companheiro de Perez, Lance Stroll, ficou em oitavo.

A quarta posição ficou com Pierre Gasly, com a AlphaTauri. O francês foi seguido por Alex Albon, da Red Bull. Ambas as equipes perderam bastante tempo de pista, o que foi visto inicialmente no paddock como sinal de um problema no motor Honda, uma vez que são os únicos times que usam o equipamento japonês. No entanto, a Alpha parou por um problema em um cabo no motor (que era de difícil acesso, daí a demora a voltar à pista) e a Red Bull teve um problema de suspensão. O time estreia neste ano uma geometria inovadora tanto na dianteira, quanto na traseira, algo feito para melhorar o comportamento do carro, mas que pode gerar dores de cabeça ao longo da temporada. Assumindo o cockpit no período da tarde, Max Verstappen foi o sexto.

A Mercedes apareceu apenas com o sétimo melhor tempo, com Lewis Hamilton, e nono com Valtteri Bottas, em mais um dia no qual o time não testou o inovador sistema DAS, que altera o ângulo das rodas usando o volante como "alavanca". O foco do time nesta quarta-feira foi a preparação para as corridas.

Em décimo lugar, com Sebastian Vettel, a Ferrari ainda não testou o carro em uma volta lançada, mas crescem os rumores no paddock de que Vettel e Leclerc, que fechou o dia em 13º, estão sofrendo especialmente nas curvas de média velocidade. A boa notícia do lado italiano é que o motor que havia sido retirado do carro semana passada voltou a ser utilizado após análise feita em Maranello durante o final de semana.

Para os últimos dois dias - nesta quinta e sexta - são esperadas simulações de classificação, que devem dar um panorama mais claro do que esperar para a temporada, que começa dia 15 de março, na Austrália.

Confira os tempos da 4ª sessão de testes da pré-temporada

1º Robert Kubica (Alfa Romeo) 1min16s942 - 53 voltas
2º Max Verstappen (Red Bull) 1min17s347 - 84 voltas
3º Sergio Perez (Racing Point) 1min17s428 - 84 voltas
4º Daniil Kvyat (AlphaTauri) 1min17s456 - 61 voltas
5º Pierre Gasly (AlphaTauri) 1min17s540 - 25 voltas
6º Alex Albon (Red Bull) 1min17s550 - 29 voltas
7º Lewis Hamilton (Mercedes) 1min17s562 - 89 voltas
8º Lance Stroll (Racing Point) 1min17s787 - 43 voltas
9º Valtteri Bottas (Mercedes) 1min18s100 - 90 voltas
10º Sebastian Vettel (Ferrari) 1min18s113 - 84 voltas
11º Daniel Ricciardo (Renault) 1min18s214 - 53 voltas
12º Carlos Sainz (McLaren) 1min18s221 - 46 voltas
13º Charles Leclerc (Ferrari) 1min18s224 - 80 voltas
14º Nicholas Latifi (Williams) 1min18s300 - 48 voltas
15º George Russell (Williams) 1min18s535 - 59 voltas
16º Romain Grosjean (Haas) 1min18s670 - 107 voltas
17º Lando Norris (McLaren) 1min18s826 - 57 voltas
18º Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) 1min19s820 - 51 voltas
19º Esteban Ocon (Renault) 1min21s542 - 74 voltas