Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileira campeã sul-americana de atletismo é suspensa por doping

Campeã brasileira e sul-americana dos 100m com barreiras no ano passado, Caroline de Melo Tomaz está suspensa por doping. A punição vem em momento que o atletismo mundial denuncia a baixa incidência de testes surpresa no Brasil e condiciona a participação de brasileiros nas Olimpíadas de Paris a um aumento no número desses exames.

Atualmente com 29 anos, Caroline nunca tinha tido resultados expressivos até o ano passado, quando ganhou o Troféu Brasil com a melhor marca da carreira (13s23), repetiu o desempenho (13s26) para vencer o Sul-Americano e foi à Hungria para competir pela primeira vez no exterior, já no Campeonato Mundial. Depois, ainda foi ao Pan, em Santiago.

Classificada ao Mundial Indoor, no começo de março, foi submetida a um teste surpresa no dia 27 de fevereiro, antes do embarque a Glasgow (Escócia). Ali, testou positivo para oxandrolona, um esteroide anabolizante. Ela está suspensa provisoriamente pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

O teste surpresa está relacionado a uma exigência da AIU, órgão antidoping da World Athletics, que vinha cobrando (sem sucesso) que o Brasil fizesse mais testes do tipo. No dia 11 de março, anunciou que atletas brasileiros só serão elegíveis para competir em Paris se fizerem três desses exames nos 10 meses anteriores aos Jogos. Vários não haviam sido testados nenhuma vez até então.

Na véspera da viagem a Glasgow, alguns atletas foram testados, e ao menos Caroline deu positivo. Suspensa provisoriamente, ela ficará sem competir e, mesmo que consiga uma decisão favorável para derrubar o gancho, não deverá ter tempo para se classificar a Paris. Ela atualmente é 64ª do ranking olímpico.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes