Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Yane e La Porta saem candidatos e iniciam processo eleitoral no COB

Começou, com mais de seis meses de antecedência, o processo eleitoral do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Nesta quinta-feira (21), Yane Marques anunciou sua renúncia à Comissão de Atletas (Cacob), onde era presidente, para poder concorrer a um cargo nas eleições do fim do ano. Logo em seguida, o vice-presidente do COB, Marco La Porta, fez o mesmo.

O estatuto do COB exige que quem queira se candidatar a cargos como presidente e vice precise deixar seu posto até 27 de março, mesmo com a abertura das inscrições de chapa só no segundo semestre, depois dos Jogos Olímpicos. Quem está em um cargo e vai tentar a reeleição não precisa cumprir esse ritual.

Yane deixa a Comissão de Atletas porque foi a escolhida pelo grupo para ser candidata ou a presidente do COB, ou a vice. Isso será discutido no futuro, quando as possibilidades estiverem mais claras. Por enquanto, ela cumpre a exigência de se "desincompatibilizar".

"Agora é hora de viver um novo desafio, provocado pelos meus colegas da Cacob, que me escolheram para representar os atletas nas eleições do Comitê Olímpico do Brasil, que ocorrerão este ano. A experiência adquirida na Comissão de Atletas me tornou mais capaz e me encorajou a encarar mais essa prova", escreveu ela no Instagram.

A ex-pentatleta carrega consigo a possibilidade de levar para sua chapa todos os 19 votos da comissão de atletas. Em 2020, ela chegou a ser convidada a ser vice na chapa de Paulo Wanderley, mas não aceitou. Agora, a tendência é que ela seja candidata, como presidente ou vice, em uma chapa de oposição,

Pouco depois do anúncio de Yane, Marco La Porta fez anúncio semelhante. Ele já havia conversado pessoalmente com Paulo Wanderley para anunciar a decisão. "Seguirei minha jornada com o Esporte, porque é a paixão que corre nas minhas veias e aquilo para o que tanto me preparei ao longo do tempo. Sigo à disposição de todos. Estarei em Paris, torcendo e vibrando por cada atleta brasileiro, pela evolução de cada modalidade, mas, acima de tudo, vivendo o Esporte Olímpico do Brasil", escreveu em carta. Agora que não é mais vice, ele irá à Olimpíada só como torcedor.

Uma das possibilidades é uma chapa com Yane. Paulo Wanderley vai tentar uma segunda reeleição e deve ter um atual presidente de confederação como candidato a vice. Um nome ventilado é o de Alberto Maciel Junior, do taekwondo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes