Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Do Pantanal às Olimpíadas: Juma festeja classificação a Paris

Caroline Santos, muito mais conhecida como Juma, está classificada aos Jogos Olímpicos de Paris no taekwondo. A vaga veio pela rodagem do ranking mundial. São cinco vagas por lá, e a brasileira terminou em sétimo na categoria até 67kg.

Nascida em Água Boa, no Mato Grosso, Caroline ganhou esse apelido quando, já atleta de taekwondo, vivendo em São Paulo, contou aos colegas que havia brigado com uma onça quando criança. Ela virou a Juma, em uma referência óbvia à protagonista da novela Pantanal.

Quando o ranking olímpico fechou, ela estava em sétimo lugar. Mas a lista rodou porque a França optou por utilizar uma vaga de país sede, e a atleta chinesa se classificou também pelo Grand Slam Final, abrindo seu lugar pelo ranking.

Juma tem duas medalhas em Campeonatos Mundiais, ambas de prata, mas na categoria até 62kg, que não é olímpica. Os pontos obtidos nessa categoria, porém, valem para o ranking olímpico.

Com a classificação dela, se encerram as chances de classificação de Milena Titoneli, também da categoria até 67kg, bronze nos Campeonatos Mundiais de 2019 e 2022 na categoria olímpica e campeã dos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima. Como a vaga é do país, Milena, que ficou em 10º no ranking mundial, pode ir a Paris se a titular se machucar.

Como Juma já está classificada nominalmente, o Brasil só poderá levar uma lutadora para o Pré-Olímpico Pan-Americano, em abril, na República Dominicana. Essa atleta não poderá ser da categoria até 67kg e ainda será escolhida pela comissão técnica — a tendência é a escolhida ser Maria Clara Pacheco, bronze no Mundial deste ano.

No masculino, o Brasil poderá inscrever dois atletas. A tendência é um ser Edival Pontes, o Netinho, e o outro ser um pesado, que pode Ícaro Miguel ou Maicon Andrade.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes