Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cia aérea não entrega material da seleção de basquete; jogo é hoje

Seleção brasileira de basquete foi derrotada por 82 a 72 para o México em jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo - Divulgação/CBB
Seleção brasileira de basquete foi derrotada por 82 a 72 para o México em jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo Imagem: Divulgação/CBB

14/11/2022 15h52

A seleção brasileira de basquete enfrenta o México, nesta segunda-feira (14), em Chihuahua, no norte daquele país, sem saber se terá material esportivo adequado para um jogo que pode valer a classificação para o Mundial do ano que vem. A delegação chegou no sábado à cidade, mas as malas não foram entregues pela companhia aérea America Airlines até as 15h de hoje. A partida é às 23h30 de Brasília.

"Nenhuma das 20 malas com uniformes de treinos, tênis e outros itens essenciais chegaram à cidade, mesmo após promessas da cia aérea de que tudo chegaria no voo AA4936, na manhã de domingo. Após 3 horas no aeroporto e com documentos da American Airlines de que as malas estariam a caminho, nenhuma chegou", reclamou a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), ontem (13).

De acordo com a confederação, por causa da situação, o time não conseguiu treinar na manhã de domingo. Os outros treinamentos previstos até aconteceram, mas sem as condições adequadas. Os únicos materiais disponíveis eram os uniformes de jogo, que costumam ser transportados na mão.

A seleção brasileira venceu um time alternativo dos Estados Unidos em Washington, na sexta-feira à noite, e de lá seguiu para Dallas, de onde voou para Chihuahua em um avião de pequeno porte da American Airlines. Informalmente, a empresa alegou, para a CBB, que as malas com materiais esportivos, não couberam na aeronave.

Desde então, quatro voos da companhia fizeram o percurso de Dallas para Chihuahua, sem as malas. A CBB pediu ajuda do governo brasileiro, do COB, enviou representantes ao aeroporto no Texas, e recebeu a promessa de que um avião maior faria a rota hoje à tarde exatamente para poder transportar as malas.

Além dos uniformes de treino, também estão nessas malas os tênis de jogo da maior parte dos jogadores. A maior parte deles calça números que não são encontrados com facilidade no mercado. A Nike, patrocinadora da CBB, se comprometeu a, em último caso, enviar calçados desde a Cidade do México.