Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quase 100 atletas ficam doentes e Brasileiro de Natação é cancelado

Arena Aquática Salvador - Divulgação/Prefeitura de Salvador
Arena Aquática Salvador Imagem: Divulgação/Prefeitura de Salvador

07/07/2022 11h41

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) cancelou hoje (7) o Campeonato Brasileiro Júnior, que estava sendo realizado em Salvador, depois que diversos atletas amanheceram doentes, com quadro de virose: febre, vômitos, diarreias, etc. Há relatos de nadadores que precisaram ser levados a hospitais. Técnicos contabilizaram ao menos 97 atletas doentes.

"A CBDA lamenta o ocorrido e afirma que, antes de pensar em promover belos espetáculos nas piscinas, precisa pensar na saúde de todos os amantes da Natação. Por isso, após esgotar todas as alternativas, optou por cancelar o Campeonato Brasileiro Interclubes Junior de Inverno 2022", disse a entidade em nota.

A suspeita inicial recaia sobre a água da Arena Aquática Salvador, que foi uma das piscinas utilizadas nos Jogos Olímpicos do Rio. Doada à prefeitura de Salvador, ela foi instalada em um complexo aquático no bairro de Pituba. O local era administrado pelo medalhista olímpico Edvaldo Valério, que deixou o cargo para concorrer a deputado federal nas eleições de outubro.

"Funcionários e especialistas do parque aquático já fizeram os competentes testes e aguardamos as avaliações da qualidade da água do local para saber se isso pode ter afetado a saúde dos nadadores de alguma forma", disse a CBDA, em nota, na manhã desta quinta, quando cancelou a etapa eliminatória.

A prefeitura de Salvador nega essa possibilidade. "Para a gente é 100% descartada. Nós temos uma atividade regular que acontece de segunda a sábado. Temos 400 atletas e não há relato algum dessa turma com quadro viral. Temos um controle absoluto de tratamento e acompanhamento de índices da piscina, isso é medido todos os dias antes da abertura para qualquer atividade. Não há nada fora do lugar. Não nada que justifique a suspeita", diz Felipe Lucas, diretor geral de Esportes da prefeitura de Salvador.

Segundo ele, Edvaldo Valério também está com os mesmos sintomas dos nadadores, mas não teve contato com a água. "Temos uma pandemia de gripe, estamos em campanha de vacinação contra a gripe. A gente tem um número bastante expressivo de pessoas participando, atletas, convidados. Os atletas estão hospedados em hoteis. Tem que saber desde a alimentação, convívio, contatos. Pode aproximar muito mais dessa realidade do que uma questão de contaminação da água da piscina", afirma o diretor.

A Vigilância Sanitária foi chamada para fazer testes na água, mas os resultados ainda não haviam saído quando os técnicos decidiram, em votação, cancelar o torneio pela metade. Participam do Brasileiro nomes como Stephanie Balduccini, destaque do Brasil no Mundial que terminou há duas semanas.