Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Jogador de vôlei diz ter sido vítima de homofobia na Superliga

Diego Dutra, central do Brasília que foi alvo de homofobia - Reprodução/Instagram
Diego Dutra, central do Brasília que foi alvo de homofobia Imagem: Reprodução/Instagram

31/01/2022 11h35

O jogador de vôlei Diego Dutra, do Brasília Vôlei, diz ter sido vítima de comentários homofóbicos durante partida contra o Funvic/Natal, na capital potiguar, na última sexta-feira (28). Segundo ele, um torcedor da equipe da casa, que estava vestido com o uniforme da seleção brasileira de futebol, o chamou de "baitola".

"Bom, hoje perdemos um jogo importante, fico triste, mas o que mais me deixou triste foi o ato de discriminação que eu fui obrigado a ouvir em relação à minha orientação sexual: 'Aí, saca logo, seu baitola!'", relatou no Instagram.

O central lamentou que sua orientação sexual tenha sido usada com o intuito de ofendê-lo. "Uma palavra de uso pejorativo para me insultar. Graças a Deus vários torcedores ouviram e mostraram quem foi. Reportei ao árbitro e delegado sobre o acontecido antes da minha ação de saque. Por fim, ele seguiu até onde pude perceber no ginásio, me pediu perdão e eu não aceitei esse perdão. Não vou aceitar isso calado. Então vim aqui expor essa situação. Falei para o delegado que não aceito. É inadmissível isso no século 21", escreveu.

"Eu segurei a onda o joga inteiro com vontade de falar poucas e boas para esse cara. Segui o jogo com um nó na garganta. Espero que ele seja notificado. O delegado responsável sabe quem foi. Vôlei Funvic, isso não deve ficar impune", continuou.

Nesta segunda, o clube de Natal (antigo Taubaté), soltou nota se solidarizando com Dutra, sem, contudo, se desculpar pelo ocorrido. "O Funvic Educacoin Natal lamenta e se solidariza com o atleta Dutra, do Vôlei Brasília, vítima de agressões verbais homofóbicas na última sexta-feira, durante a partida entre as duas equipes no ginásio do Palácio de Esportes. A equipe e seus apoiadores respeitam a diversidade e ressaltam que este tipo de preconceito não deveria existir. Além disso, destacam que o responsável não representa a maior parte da torcida potiguar, apaixonada pelo esporte", afirmou o clube.

O Brasília também demonstrou apoio ao seu jogador, postando fotos dos elencos dos times masculino e feminino, a palavra "respeito" e a mensagem: "Somos contra qualquer tipo de descriminação".