Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Campeã pela 24ª vez seguida, Biles se confirma na Olimpíada

Simone Biles, durante apresentação no Mundial de ginástica artística - Ricardo Bufolin/ Panamerica Press/ CBG
Simone Biles, durante apresentação no Mundial de ginástica artística Imagem: Ricardo Bufolin/ Panamerica Press/ CBG

28/06/2021 11h37

Simone Biles é, de longe, a melhor ginasta da atualidade, e não tem vergonha de dizer que é também a melhor de todos os tempos. Mas, até ontem (27), ela não estava classificada para a Olimpíada de Tóquio. O problema foi resolvido da forma habitual: com a estrela vencendo a seletiva norte-americana.

A competição foi realizada em St. Louis, no Missouri, e Biles somou 118,098 pontos após duas rodadas de apresentações em todos os quatro aparelhos da ginástica feminina — os Estados Unidos têm tradição de fazer a avaliação com a soma de duas rodadas, diferente do padrão internacional, de uma só. Em segundo lugar ficou Sunisa Lee, com 115,832 pontos.

Ainda que ela tenha sobrado na competição nacional mais difícil do mundo, Biles dessa vez passou longe de ser perfeita. Quase caiu na barra, fez duas aterrissagens ruins no salto e pisou fora do tablado duas vezes no solo. Mesmo assim, fez o mais importante, que era superar o nervosismo e se classificar para a Olimpíada.

"Simplesmente não consigo acreditar que as seletivas olímpicas estão acontecendo de novo, não consigo acreditar que estou aqui de novo. Foi uma jornada e, cinco anos depois, estamos fazendo isso de novo", disse Biles, que vai à sua segunda Olimpíada. Na primeira, no Rio, ela ganhou cinco medalhas, sendo quatro de ouro. Em Mundiais são 25 medalhas.

A vitória ontem no individual geral, conhecido pela sigla AA (de all-around, em inglês), foi a 24ª consecutiva de Biles na prova que define a ginasta mais completa, em 24 competições adultas, desde sua estreia em 2013. Na conta entram Olimpíada, seletivas americanas, campeonatos americanos e outras competições internacionais relevantes.