Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Militar, boxeadora é suspensa por doping a quatro meses da Olimpíada

Flávia Figueiredo - Reprodução/Instagram
Flávia Figueiredo Imagem: Reprodução/Instagram

05/04/2021 18h02

Uma das principais boxeadoras do país está suspensa por doping e deverá ser barrada do Pré-Olímpico das Américas, programado para acontecer em maio, na Argentina. Flávia Figueiredo, que também é sargento do Exército, foi flagrada com a substância proibida ostarina em um exame surpresa, fora de competição, realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) em janeiro.

Flávia, que no mês seguinte participou de um camping da seleção brasileira na Europa, é a primeira atleta brasileira flagrada em exame surpresa durante a pandemia. Como mostrou o Olhar Olímpico, houve uma redução no volume de exames colhidos pela ABCD durante o período sem competições e, mundialmente, existe uma preocupação que isso tenha estimulado o consumo de substâncias proibidas.

A boxeadora brasileira testou positivo para ostarina, uma substância usada no tratamento de câncer e que dá ganho muscular a atletas e, por isso, é proibida no esporte. Ela está suspensa provisoriamente, conforme lista publicada pela ABCD, e afastada dos treinamentos da seleção brasileira, de acordo com a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe).

Siga o Olhar Olímpico no Twitter e no Instagram e receba atualizações diárias no canal do Telegram.

Bronze no Pan de Lima, Flávia vinha sendo titular da seleção brasileira na categoria até 75kg, mas perdeu o Campeonato Brasileiro do ano passado para Nadja Santos. A CBBoxe não quis comentar oficialmente o caso e ainda não divulgou convocação para o Pré-Olímpico. A boxeadora também não quis comentar.