Topo

Olhar Olímpico

Diogo Silva é o mais votado em eleição para Comissão de Atletas do COB

Diogo Silva, lutador de taekwondo e medalha de ouro no Pan-Americano de 2007 - Zanone Fraissat/Folhapress
Diogo Silva, lutador de taekwondo e medalha de ouro no Pan-Americano de 2007 Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

11/11/2020 20h47

O ex-lutador Diogo Silva, colunista do UOL Esporte, foi o mais votado na eleição realizada pela Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para escolher as 25 pessoas que irão compor o grupo no próximo ciclo olímpico, entre 2021 e 2025. A votação, foi adiada por decisão judicial, ganhou maior importância depois que os membros da CACOB na prática decidiram a eleição presidencial do COB, ajudando a reeleger Paulo Wanderley.

A votação da CACOB chegou a ser adiada depois que a Confederação Brasileira de Skate e a comissão de atletas do skate entraram na Justiça reclamando da realização da eleição agora. O estatuto do COB prevê que a eleição ocorra junto à Olimpíada, contando com a participação dos atletas daquela edição e de duas anteriores. Com o adiamento os Jogos de Tóquio, deveriam poder votar os atletas de 2021, os de 2016 e de 2012.

Mas a CACOB insistiu que a votação fosse realizada agora, porque o mandato dos membros eleitos em 2017 acabaria antes de um novo pleito. Com a vitória judicial, na quinta-feira passada (6) foi anunciado que a votação começaria segunda (9) e terminaria hoje (11). Cada um dos 252 atletas aptos poderia votar em um homem, uma mulher e um atleta que participou de edições anteriores a 2012.

Diogo Silva foi o mais votado, com 47 votos, seguido de Poliana Okimoto, com 46. Atual vice-presidente da comissão, Yane Marques foi a terceira, com 46. Eles foram seguidos de Grummy (39), Rodrigão (27), Duda Amorim (26), Adriana Aparecida (26), Fabiano Peçanha (26), Baby Futuro (25), Thiagus Petrus (24), Lucas Duque (22), Fernanda Nunes (21), Iziane (19), Chico Barretto (19), Edson Bindilatti (19), Bárbara Seixas (16), Juan Nogueira (16), Isabel Swan (15), Emerson Duarte (13), Arthur Zanetti (13) e Ana Sátila (11). Entre os atletas mais velhos, Hortência teve 121 votos. Também se elegeram Jefferson Sabino, Clodoaldo Lopes e Joana Cortez.

O COB ainda não divulgou o resultado total a eleição. Entre os que não foram eleitos estão Sarah Menezes, Jade Barbosa, Fabiana Murer e Thiago Pereira. Esses últimos dois tentavam a reeleição. Tiago Camilo, atual presidente, não concorreu.

+ Acompanhe o que mais importante acontece no esporte olímpico pelos perfis do Olhar Olímpico no Twitter e no Instagram. Segue lá! +