Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Império de Mino Raiola nas mãos de advogada brasileira e primo do agente

Rafaela Pimenta é ex-professora de Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP) - Arquivo pessoal
Rafaela Pimenta é ex-professora de Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP) Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL

02/05/2022 08h12

Falecido no último sábado, em Milão, Mino Raiola construiu um legado dentro do futebol internacional, sendo o responsável pela gestão de carreira de diversos craques renomados. Todo o império criado pelo empresário italiano agora vai ficar majoritariamente nas mãos de dois velhos aliados: a advogada brasileira Rafaela Pimenta e o primo Vincenzo Raiola.

Natural de São Paulo e ex-professora de Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP), Rafaela há anos é vista como braço direito de Mino, especialmente no trabalho com Paul Pogba, do Manchester United. É bastante reservada e experiente dentro do meio. Raramente concede entrevistas, aparece em pouquíssimas fotos e não tem redes sociais. Mais importante: nutre ótimo relacionamento com os vários clientes do grupo e, segundo pessoas próximas, passa uma imagem "intensa e direta" nas negociações.

A dupla se conheceu no Brasil, em 2003, durante um projeto de escolinhas de futebol. Não tardou para a brasileira então tornar-se sócia de Mino Raiola em pelo menos três empresas: Maguire Tax & Legal, em Amsterdã, e Sportman e UUNIQQ, ambas em Monaco.

Fluente em oito idiomas, Rafaela Pimenta é altamente reconhecida e respeitada num ramo dominado por homens. Foi, por exemplo, convidada recentemente pela Fifa para uma oficina de consultoria para agentes e chegou a ser a representante de Raiola como investidora na Associação Maga Esporte Clube, um pequeno clube do interior de Santa Catarina.

Com a morte de Mino Raiola, a advogada vai assumir - ao lado de Vincenzo Raiola, mais conhecido como Enzo - as principais negociações do grupo no mercado da bola neste verão europeu. Duas prometem ser bombásticas: Paul Pogba, que não vai renovar contrato com o Manchester United e interessa ao PSG, e Erling Haaland, que caminha para trocar o Borussia Dortmund pelo Manchester City, num acordo de mais de 120 milhões de euros.

Internamente, Enzo costuma ficar incumbido de cuidar do dia a dia dos jogadores italianos e/ou que atuam na Itália, visto a boa relação que tem com os dirigentes no país. Já Rafaela fica com a parte mais operacional dos negócios, como questões jurídicas e burocráticas.

Com apenas um jogador brasileiro no leque de clientes (o lateral-direito Wesley Gasolina, ex-Flamengo e hoje no Sion), a empresa de Raiola conta ainda com outros nomes de peso, entre eles Zlatan Ibrahimovic (Milan), Gianluigi Donnarumma (PSG), Matthijs de Ligt (Juventus) e Mario Balotelli (Adana Demirspor).