Topo

Luís Rosa

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gol aos 48 minutos do segundo tempo custa invencibilidade do Palmeiras

21/06/2023 23h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em um jogo em que teve as melhores chances para vencer a partida, o Palmeiras foi castigado, aos 48 minutos do segundo tempo, perdeu por 1 a 0 do Bahia, e assim encerrou a invencibilidade do último time deste Campeonato Brasileiro.

Ao Bahia, que não vencia havia oito partidas, o gol de Thaciano encerrou também o jejum de 35 anos do Bahia sem ganhar do Palmeiras como mandante. Além disso, o Tricolor acabou com a série de 12 partidas sem ganhar do clube paulista.

A invencibilidade no Campeonato Brasileiro tinha tudo para ser mantida, mas diante das chances que foram criadas a ineficiência provocou um resultado amargo para o Palmeiras, que poderia assumir, provisoriamente, a ponta da tabela.

Com a primeira derrota na competição, o Verdão estaciona nos 22 pontos, com dois a menos que o líder Botafogo, que joga nesta quinta-feira contra o Cuiabá, no Mato Grosso.

Os donos casa subiram para 12 pontos e não correm o risco de terminar esta 11ª rodada na zona de rebaixamento.

Dos jogadores que disputaram os amistosos na data Fifa, o técnico Abel Ferreira escalou apenas o zagueiro e capitão Gustavo Gómez. Como os jogadores se conhecem muito bem, as ausências, principalmente, de Raphael Veiga e Rony não tiveram tanto peso assim.

Além dos erros de finalizações por tomadas de decisões, o problema do Palmeiras foi a atuação do goleiro Marcos Felipe, que, no seu pior momento na partida, no final do primeiro tempo, recuperou-se e evitou levar um frango em chute de Artur, mas se recuperou e evitou que a bola entrasse totalmente no gol.

Na etapa final, o arqueiro do Bahia virou uma muralha e foi decisivo no arremate de Dudu cara a cara e contou com a sorte na finalização de Luis Guilherme que explodiu na sua trave.

Quando tudo parecia que terminaria no empate, em bela jogada de Cauly, que deixou três palmeirenses para trás e chutou forte, o goleiro Marcelo Lomba, que substituiu Weverton, deu o rebote, que Thaciano, aos 48min, só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.

Agora, o Palmeiras, além de não conseguir dormir na liderança, corre o risco de perder a segunda colocação. Caso o Flamengo vença o Red Bull Bragantino, nesta quinta-feira, em Bragança Paulista, o Rubro-Negro alcança também os 22 pontos, mas ficará em melhor posição por causa do critério de desempate número de vitórias, 7 a 6.

Na próxima rodada, no próximo domingo, na volta ao Allianz Parque, o Palmeiras recebe o Botafogo. No sábado, o Bahia visita o Fluminense no Rio de Janeiro.