Topo

Luís Rosa

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

É imperdoável deixar de assistir Atlético-MG e Palmeiras

Autor de cinco gols em dez jogos desde sua volta ao Palmeiras, Artur se encaixou no esquema tático de Abel Ferreira - Isabela Azine/AGIF
Autor de cinco gols em dez jogos desde sua volta ao Palmeiras, Artur se encaixou no esquema tático de Abel Ferreira Imagem: Isabela Azine/AGIF

28/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pena que o gramado do estádio do Mineirão não está em condições do que merecem os jogadores de Atlético-MG e Palmeiras, que, neste domingo, a partir das 18h30, tem tudo para ser um dos melhores jogos até aqui neste início de Campeonato Brasileiro.

Sim, amantes do futebol, secadores ou não, as duas equipes que fizeram confrontos memoráveis nos últimos dois anos, compensarão com um ótimo espetáculo quem estiver no estádio e os que, como eu, ficarão sintonizados na TV ao longo desta noite.

Com vagas bem encaminhadas na Copa do Brasil, o Galo venceu o Corinthians por 2 a 0, e o Palmeiras enfiou 3 a 0 no Fortaleza, ambos devem entrar com força máxima sem a preocupação com as partidas da volta, agora como visitantes, programadas para a próxima quarta-feira.

Não se trata de um jogo de revanche, afinal, no máximo, está em jogo a vice-liderança do Brasileirão, mas o Galo tem o Palmeiras entalado, afinal, mesmo sem perder, foi eliminado pelo Verdão nas últimas duas Copa Libertadores. Em 2021, na semifinal, e no passado, os mineiros caíram nas quartas de finais.

Além disso, no último encontro, válido pelo na campanha arrasadora do título brasileiro, o Palmeiras sofreu um bombardeio atleticano, mas quebrou a série de nove partidas sem vencer o Galo.

Entretanto é um jogo de times que são favoritos na briga dos três títulos mais importantes desta temporada.

Curiosamente, a primeira partida que o técnico Abel Ferreira e sua comissão técnica conheceram o Allianz Parque foi contra o Atlético-MG, mas viram de um dos camarotes.

Na ocasião, no dia 2 de novembro, o recém-chegado Abel Ferreira acompanhou a vitória, por 3 a 0, sob o comando do interino Andrey "Cebola" Lopes.

Depois dessa partida, já na gestão de Abel Ferreira, até chegar à vitória no último encontro, as equipes se enfrentaram oito vezes, com duas vitórias atleticanas e seis empates. Porém, vale repetir, os jogos com o Galo ficaram marcados como marcos importantes na conquista da Libertadores de 2021 e do Brasileirão do ano passado.

Rolo compressor

Depois de uma fase de desconfiança, com começo ruim na Libertadores e no Brasileirão, a situação do técnico Eduardo Coudet mudou de ares e ele está conseguindo fazer o torcedor atleticano sonhar com coisas grandes. Afinal, a equipe vem de cinco vitórias seguidas.

Na última terça-feira, o Galo bateu de virada, por 2 a 1, o Athletico-PR em casa e assumiu a segunda colocação do Grupo G da Libertadores. Um resultado e tanto para quem chegou a ser ameaçado com a eliminação precoce.

O Palmeiras vai defender o posto de único time invicto neste Brasileirão. Se somar todas as competições, os comandados de Abel Ferreira não perdem há 14 partidas. Neste encontro, o treinador pode repetir pela terceira vez seguida a mesma escalação. Com menos esforço do que o adversário, o Verdão derrotou o Cerro Porteño, sem sustos, por 3 a 0, em Assunção, e encaminhou a vaga às oitavas de final da Libertadores.

Por fim, para te convencer de que é imperdoável deixar de ver esse encontro, vale destacar a ótima fase dos homens de frente. De um lado, Paulinho e Hulk estão muito bem entrosados, no Palmeiras, Artur se encaixou rapidamente e forma um quarteto perigoso ao lado de Raphael Veiga, Dudu e Rony.