Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Classificação demonstra que é uma pena Xavi encerrar seu ciclo no Barcelona

Se tem um grande responsável por esse Barcelona chegar às quartas de final da Liga dos Campeões, o que aconteceu na última vez na temporada 2019/2020, esse é o treinador Xavi Hernández, um dos maiores jogadores da história do clube.

Na melhor apresentação desta temporada, o Barcelona venceu o Napoli, por 3 a 1, e coroa o trabalho de reconstrução da equipe.

Depois de uma tremenda turbulência, em sua terceira temporada à frente do seu clube de coração, Xavi, cansado das críticas, anunciou no dia 27 de janeiro que não vai cumprir o seu contrato, que foi assinado até 30 de junho de 2025.

Isso aconteceu por causa da eliminação na Copa do Rei e a distância para o Real Madrid na disputa do título do Campeonato Espanhol, que aumentou após a derrota, por 5 a 3, para o Villarreal, em casa.

Desde então, o treinador foi moldando a sua equipe para recuperar a confiança e, ao menos, ficar entre os oito mais bem classificados da Europa, o que dá o direito a disputar o Super Mundial de Clubes, em 2025.

Em cada entrevista, Xavi diz que não vai mudar de ideia. Entretanto, a equipe vem evoluindo e culminou com a classificação às quartas de final.

Sonhar com o título é possível, claro, mas a realidade é que o Barcelona é um azarão.

Entre o Espanhol e a Liga dos Campeões, o Barcelona conquistou seis vitórias e dois empates. Além disso, a defesa, o ponto fraco, conseguiu pela primeira vez ficar três partidas sem sofrer gol.

Destaca-se, por fim, as chances para garotos de La Masia. O atacante Yamine Lamal virou realidade, e o zagueiro Cubarsí, eleito o melhor jogador da partida, ganhou a posição na zaga. Ambos têm 17 anos.

Continua após a publicidade

Com o apoio da torcida, que lotou o estádio Olímpico Lluis Company e não parou um minuto de apoiar, esse Barcelona encurralou e abriu 2 a 0 em 17 minutos, com gols de do meia Fermín López, cria da base, e do lateral Cancedo.

A prova de maturidade veio após o gol do zagueiro Rrahmani. Isso porque o sofrimento foi grande, e o goleiro Ter Stegen fez ótima defesa em cabeceio de Di Lorenzo.

Na etapa final o Napoli começou melhor, e o Barça só voltou a ter o controle das ações, quando Xavi tirou Christensen e Fermín López e entraram, respectivamente, Oriol Romeu e Sergi Roberto.

Mais forte na marcação e melhor no toque de bola, o sufoco terminou aos 38 minutos, na troca de passes de pé em pé, que terminou no gol do artilheiro Lewandowski.

Na pressão, o Napoli teve duas oportunidades, mas falhou nas finalizações.

O terceiro gol é simbólico, afinal, em agosto de 2020, Lewandowski foi um dos responsáveis pelo massacre de 8 a 2 aplicado pelo Bayern de Munique, na última vez que o Barcelona disputou as quartas de final da Liga dos Campeões.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes