Topo

Luís Rosa

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Endrick busca degrau mais valioso em títulos do Campeonato Paulista

09/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde que chegou ao Palmeiras, como jogador da categoria sub-11, Endrick foi colecionando medalhas de campeão e se tornou o primeiro atleta na história do clube a ganhar ao menos um título, inclusive já atingiu a meta como profissional.

Diante da seca de gols, o seu talento foi colocado em dúvida, mas nesta final do Campeonato Paulista, como aconteceu no primeiro jogo contra o Água Santa, o garoto tem a oportunidade de mostrar, neste reencontro no Allianz Parque, que é um jogador que brilha em decisões.

À medida que a sua exposição foi aumentando, Endrick foi sendo apontado como um "fenômeno".

No começo de 2022, Endrick, aos 15 anos, empolgou os palmeirenses ao anotar um dos gols na goleada por 4 a 0 sobre o Santos e terminar como artilheiro do torneio na conquista do título inédito da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

No seu segundo título no ano passado, Endrick fez gols nas duas partidas da decisão da Copa do Brasil sub-17 diante do Vasco da Gama e fechou a sua participação como atleta da base, aos 16 anos, quando já treinava com os profissionais, com o gol do título sobre o Corinthians, em Itaquera, pelo Campeonato Brasileiro sub-20.

Sob o comando do técnico Abel Ferreira, Endrick anotou três gols em sete jogos, no Brasileirão, a sua primeira taça como jogador do elenco principal.

Tamanha badalação o fez se transformar em um jogador cobiçado. Em dezembro, o Real Madrid fechou acordo com o Palmeiras e vai desembolsar 72 milhões de euros (R$ 397 milhões pela cotação atual) pela sua compra. Endrick só poderá defender o clube espanhol quando completar 18 anos.

Neste ano, naquela que foi a sua melhor partida, na conquista da Supercopa do Brasil diante do Flamengo, em Brasília, Endrick não marcou, mas foi decisivo nos dois gols de Raphael Veiga, no segundo ao cavar o pênalti cometido por Everton Ribeiro, no triunfo por 4 a 3, no Mané Garrincha.

Aos poucos, as suas atuações deixaram a desejar. Endrick não conseguiu balançar as redes, e, na reta final da fase de grupos do Paulistão, perdeu a posição. No mata-mata contra o São Bernardo, nas quartas de final, e o Ituano, na semifinal, o garoto ficou apenas no banco de reservas.

Agora vai?

Foi um alívio para a torcida palmeirense quando Endrick, que voltou com o time para a disputa do segundo tempo, fez, aos 8min, o seu primeiro gol no 13º jogo na temporada, empatou a partida contra o Água Santa e deu esperanças de que o Verdão viraria o marcador.

No seu segundo lance de perigo, Endrick fez bela jogada, passou por dois adversário pela ponta esquerda, e rolou a bola para o meio da área. Fabinho pegou mal na bola e não acertou a meta.

Entretanto, o Palmeiras não aproveitou o bom momento e deixou o time de Diadema tomar conta da partida. Assim, o Água Santa foi para cima e, no final do confronto, com o segundo gol do veterano Bruno Mezenga e joga neste domingo com a vantagem do empate.

Pela sua atuação na Arena Barueri, o técnico Abel Ferreira deve dar a Endrick a vaga de titular para formar o trio de ataque ao lado de Dudu e Rony.

Isso ficou claro quando o treinador decidiu poupar o garoto e os demais titulares da viagem à Bolívia, onde os reservas, na estreia da fase de grupos da Copa Libertadores, perderam, por 3 a 1, para o Bolívar, em La Paz.

Nessa apresentação no torneio sul-americano, Breno Lopes, que começou a decisão em Barueri e foi substituído por Endrick, atuou como titular o tempo todo.

Caso ajude o Palmeiras a reverter a desvantagem e conquiste o título, Endrick alcançará o último degrau na mais valiosa categoria de títulos de campeão paulista. Na base, ele ganhou pelo sub-11 (2017), sub-13 (2018), sub-15 (2019 e 2021) e sub-20 (2021).