Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Após evitar vexame, São Paulo é a maior ameaça ao tri do Palmeiras

Passavam dos 50 minutos do segundo tempo, quando o atacante Lucas cobrou com perfeição o pênalti, e marcou o gol que deu a vitória, por 3 a 2, do São Paulo, sobre o rebaixado Ituano, em Itu.

Assim, o ídolo são-paulino evitou o vexame da eliminação nesta última partida da fase de grupos do Campeonato Paulista.

Encerrada a primeira fase, o Palmeiras terminou, como em 2022 e 2023, com a melhor campanha geral não só em pontos (28). O elenco comandado pelo técnico Abel Ferreira fechou com o melhor ataque (20 gols), empatado com o São Paulo, e a defesa menos vazada (9 gols).

No próximo final de semana será jogo único nas quartas de final, com os líderes de cada grupo tendo apenas a vantagem do mando de campo. Como é sabido, em caso de empate, a vaga à semifinal será decidida em cobranças de pênaltis.

Os confrontos são os seguintes: Santos (25) x Portuguesa (10); Palmeiras (28) x Ponte Preta (17); São Paulo (22) x Novorizontino (22); Red Bull Bragantino (21) x Inter de Limeira (17).

No "chutômetro" é fácil apontar que os mandantes são favoritos, mas só para citar o que aconteceu no ano passado, por exemplo, Corinthians e São Paulo, respectivamente, caíram diante de Ituano e Água Santa, na disputa de penalidades.

Somente Palmeiras e Red Bull Bragantino, respectivamente, contra São Bernardo e Botafogo, fizeram valer o fator campo e torcida e se classificaram para a semifinal.

Desta vez, um mandante, como aconteceu no ano passado, não jogará as quartas de final no seu estádio. O Palmeiras continua sem poder usar o Allianz Parque, que foi palco do duelo do São Paulo contra o Água Santa, que, então comandado por Thiago Carpini, o atual comandante são-paulino, levou a melhor.

Sem o gramado sintético do Allianz Parque, o Palmeiras vai jogar na Arena Barueri. É importante lembrar que dos seis jogos como mandante neste Paulistão, em quatro o Verdão jogou no estádio na Grande São Paulo.

Continua após a publicidade

Neste ano, destaque para a volta do Santos, que não esteve nos últimos três mata-matas. Dos quatro grandes, o Corinthians é o único que parou na fase de grupos.

A soma dos pontos continua, ou seja, os dois confrontos que envolverão os quatro semifinalistas serão definidos de acordo com o primeiro contra quatro e o segundo contra o terceiro na soma geral da pontuação nos 13 jogos.

Por isso, de acordo com o que vem acontecendo, o Palmeiras é o adversário a ser batido, afinal vem de quatro finais seguidas: campeão em 2020, 2022 e 2023. Em 2021, o São Paulo foi campeão.

Além disso, nos três últimos terminou invicto e com a melhor campanha da fase de grupos.

É este São Paulo, que tem levado a melhor diante do Palmeiras em jogos de mata-mata, o grande perigo ao sonho do tri do Verdão.

Porém, muita calma nessa hora, ambos precisam melhorar o rendimento e passarem pelos seus adversários.

Continua após a publicidade

Além disso, o Santos, que também caiu de produção nesta reta final da fase de grupos, corre por fora e pode surpreender os concorrentes.

Por fim, como bom chutador, aposto que o título deste Paulistão ficará entre Palmeiras, São Paulo ou Santos.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes