Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Bom presságio? Corinthians costuma se dar bem quando ganha a Copinha

O Corinthians conquistou nesta quinta-feira o título da Copa São Paulo de juniores ao vencer o Cruzeiro na final, em Itaquera. Foi o título número 11 do Corinthians na principal competição de futebol de base do país - os mais próximos da lista são Fluminense e Inter, com cinco títulos cada.

Há uma sensação geral de que, quando o Corinthians abre o ano com a Copinha, coisa boa vem pela frente. Possivelmente o grande responsável por isso foi o ano de 1995. Fazia tempo, exatamente 25 anos, que o Corinthians não vencia a Copa São Paulo. O título de 95 foi sucedido pelas conquistas da Copa do Brasil, do Paulistão e, quem diria, até o Carnaval entrou na conta, com a primeira conquista da torcida Gaviões da Fiel, com um samba-enredo inesquecível.

Os primeiros dos 11 títulos vieram nas duas primeiras edições do torneio, em 69 e 70, quando o profissional vivia uma fila terrível que só terminaria em 1977. Entre 69 e 94, aquelas foram as únicas conquistas alvinegras. A partir de 95, o Corinthians construiu o que podemos chamar de domínio no torneio. Com o deste ano, são 9 títulos em 29 edições - um a cada três, praticamente.

Se em 95 vieram os títulos já citados, em 99 o profissional trouxe Brasileirão e Paulista - além da Gaviões no Carnaval, novamente. Em 2005, o Corinthians foi novamente campeão brasileiro. Em 2009, da Copa do Brasil e Paulistão, com Ronaldo Fenômeno. Em 2012, veio o sonhado e inédito título da Libertadores, seguido pelo Mundial da Fifa. Em 2015 e 2017, o alvinegro ganhou Copinha e, depois, Brasileirão - em 17 teve o Paulistão também.

O único ano pós-95 em que o Corinthians ganhou a Copa SP e não conquistou nada no profissional foi 2004. Que foi, convenhamos, um ano esquisito. O Once Caldas levou a Libertadores, o Santo André ganhou a Copa do Brasil e o São Caetano conquistou o Paulista. O único rival que se deu bem no ano foi o Santos, no Brasileirão.

Portanto, dos últimos oito anos em que o Corinthians conquistou a Copa São Paulo, em sete deles ganhou algo grande no ano. Não é possível conectar os times do Corinthians nas citadas Copinhas com os times que acabaram ganhando títulos no mesmo ano - pelo contrário, são raros os jogadores que estiveram nas conquistas profissionais. É mais uma questão de bom presságio do que algo objetivo.

E em 2024, como será? A reconstrução do profissional será ajudada pela boa campanha do time sub-20?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes