Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gomes: Tropeço do Chelsea e sorteio podem ajudar Palmeiras no Mundial

Lukaku tenta jogada para o Chelsea contra o Zenit pela Liga dos Campeões - Olga Maltseva/AFP
Lukaku tenta jogada para o Chelsea contra o Zenit pela Liga dos Campeões Imagem: Olga Maltseva/AFP

09/12/2021 13h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na segunda-feira, às 8h, será realizado o sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. E um clube que não está envolvido no sorteio, mas estará de olho, é o Palmeiras.

Se tudo ocorrer normalmente, Palmeiras e Chelsea disputarão a final do Mundial de Clubes da Fifa no dia 12 de fevereiro do ano que vem - é verdade que nos últimos anos isso não tem acontecido sempre, inclusive o Palmeiras ficou fora da última final (contra o Bayern) ao perder a semifinal para o Tigres, do México.

O sorteio da Champions League pode colocar o Chelsea diante de um adversário muito complicado nas oitavas de final. O atual campeão europeu acabou em segundo lugar de seu grupo e vai ter de enfrentar um primeiro colocado que sairá desta lista: Real Madrid, Bayern de Munique, Ajax ou Lille (da França). A lista é reduzida porque a Uefa não permite confrontos entre times do mesmo país ou que tenham jogado o mesmo grupo na fase anterior, então o Chelsea está impedido de enfrentar Juventus, Liverpool, Manchester City ou Manchester United.

E tem mais: não foi anunciada nenhuma "vantagem" de calendário ao Chelsea pelo fato de ele estar no Mundial da Fifa. A partida de ida das oitavas, em Londres, contra Bayern, Ajax, Real ou Lille, pode ser em qualquer um destes quatro dias: 15, 16, 22 ou 23 de fevereiro. Vai depender de como forem configurados os confrontos pela Uefa e os canais de TV parceiros que pagam uma fortuna pelos direitos da competição.

Se o Chelsea jogar contra, digamos, o Lille, no dia 22 de fevereiro, é lógico que o Mundial não será um fator. Mas imaginem que o Chelsea tenha uma partida contra o Bayern de Munique no dia 15 de fevereiro. O que fará Thomas Tuchel? Mandará sua força máxima para os Emirados Árabes para disputar o título de um torneio que não está entre as prioridades dos clubes europeus? É claro que não.

O palmeirense precisa torcer para o Chelsea ser sorteado contra o rival mais complicado possível na segunda-feira. De preferência, o Bayern, mas o Real Madrid também teria o mesmo peso (o Ajax, um pouco menos). E o principal: torcer para que o Chelsea jogue essa partida de ida no dia 15 ou 16 de fevereiro, o que levaria o clube a deixar alguns jogadores em Londres, em vez de levá-los para o Mundial.

O Palmeiras volta de férias no início de janeiro e Abel Ferreira, se ainda estiver lá, vai passar o mês todo preparando o time para o jogo semifinal (contra Monterrey ou Al Ahly) e para a eventual decisão contra o Chelsea. Vai usar os jogos do Estadual, no fim de janeiro e início de fevereiro, como amistosos para fazer os ajustes que considerar necessários e deixar o time bem fisicamente (que é um dos grandes desafios).

Qualquer ajuda é bem-vinda no desigual duelo entre europeus e sul-americanos. Na segunda de manhã, é bom ficar de olho no sorteio da Uefa.