Topo

Julio Gomes

Palmeiras acerta na estratégia e destrói River Plate nas individualidades

05/01/2021 23h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras está virtualmente na final da Copa Libertadores da América, depois de vencer o River Plate por 3 a 0, em Buenos Aires, nesta terça. Foi uma noite perfeita para Abel Ferreira, seu time e torcedores. Tudo deu certo para o Palmeiras.

Muitas vezes nos esquecemos de algo muito básico, mas muito importante: um jogo de futebol é decidido, no fim das contas, por quem está dentro de campo.

Há vários aspectos em um jogo de futebol. O físico, o mental, o tático e, claro, o individual. Técnicos e staff podem e devem influenciar demais nos três primeiros. Mas o quarto aspecto, o individual, é quando a teoria se transforma em prática - e quando o resultado final é definido.

No aspecto individual, o Palmeiras destroçou o River Plate. Todo mundo jogou bem e fez o que tinha que fazer em campo, mostrando concentração e disciplina. Já do outro lado foi uma noite trágica do River. Armani deu o primeiro gol, para Rony, quando o time argentino dominava a partida - foram três chances claríssimas de gol de uma falta cobrada no travessão no primeiro tempo.

Rojas foi juvenil no lance em que Luiz Adriano girou o corpo e acelerou para marcar o segundo - aliás, que golaço! E o que dizer do colombiano Carrascal? Deu um um pontapé inexplicável em Gabriel Menino, foi expulso e, na cobrança de falta, saiu o terceiro gol, de Viña.

Foram três erros individuais monstruosos do River Plate. Às vezes, erros assim não têm consequência. Mas do outro lado estava um Palmeiras prontinho para aproveitar os erros. E tem todos os méritos do mundo por ter transformado todos os erros em gols.

Como criticar a estratégia do River Plate? É o mesmo que criticar a estratégia do São Paulo contra o Grêmio. O que querem? Que na hora H da temporada o time jogue de outro jeito? Oras, o River fez seu jogo. Dominou completamente o primeiro tempo, empurrou o adversário. Mas errou. E, depois, derreteu em campo.

O Palmeiras também fez a estratégia correta. Estudou o adversário, soube se defender, soube contra atacar, soube explorar os pontos fracos (Rojas era sabidamente um deles). Depois, com 3 a 0, passou a jogar sozinho em campo e poderia ter enfiado uma goleada histórica contra um time morto.

O aspecto físico não foi importante; na estratégia, os dois fizeram o que tinham que fazer; no aspecto mental, o Palmeiras venceu com sobras; e, no aspecto individual, foi um completo massacre.