Topo

Julio Gomes

Bandsports mostra ao vivo finais que podem coroar Centenário da Portuguesa

centenário da lusa - Eduardo Anizelli/ Folhapress
centenário da lusa Imagem: Eduardo Anizelli/ Folhapress

17/12/2020 13h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

OK, OK. Tem Libertadores, tem Copa do Brasil, tem Brasileiro. Mas, no meio de tudo isso, tem também a Copa Paulista! Aquele torneio que a Federação Paulista organiza para dar calendário a clubes do interior. E que acabou se transformando na última opção para a Associação Portuguesa de Desportos celebrar seu Centenário com um título.

Com uma vitória por 3 a 0 sobre o São Bernardo, ontem, a Portuguesa se classificou para fazer a final da Copa Paulista contra o Marília, que passou mesmo com a derrota por 1 a 0 para o XV de Piracicaba (havia vencido por 3 a 1 na ida).

A novidade é que as finais serão transmitidas em rede nacional pelo Bandsports, que fez um acordo com a Federação Paulista. A primeira partida será domingo, 15h, em Marília. O jogo da volta será no Canindé, às 19h de quarta-feira.

"A Portuguesa é um patrimônio do nosso futebol e todos torcemos para que consiga voltar a elite, se levantar, se reestruturar, além de contar com a torcida de todos os paulistanos. Muito legal ver a Portuguesa de volta a uma final contra um adversário tão tradicional e importante do nosso estado, o Marília", falou ao blog Dênis Gavazzi, diretor de Esportes do grupo Bandeirantes.

O grande plano da Portuguesa para seu Centenário era subir para a primeira divisão do Campeonato Paulista. O time conseguiu manter boa parte do elenco durante a parada da pandemia e era um dos favoritos para ficar com uma das vagas. Mas acabou eliminado nas quartas de final para o XV de Piracicaba - no jogo de ida, a Lusa vencia por 2 a 0 em Piracicaba, mas teve dois pênaltis mal marcados pela arbitragem, perdeu por 3 a 2 e não reverteu na partida de volta.

São Caetano e São Bento acabaram subindo para o Paulistão. Portuguesa e XV poderiam se reencontrar na final da Copa Paulista, mas o Marília impediu a revanche, classificando-se para a decisão.

O campeão da Copa Paulista tem o direito de escolher se quer disputar a Série D do Brasileiro ou a Copa do Brasil em 2021. O vice fica com a opção restante. Isso significa que Lusa e Marília voltarão a participar de uma competição nacional após muitos anos.

A Portuguesa fazia parte da elite nacional em 2013, quando a escalação irregular de Héverton, em um jogo que nada valia, gerou o maior escândalo não-contado da história do futebol brasileiro. Flamengo e Fluminense ficaram na elite, a Lusa foi para a Série B. E, a partir daí, emendou um rebaixamento atrás do outro, até chegar à Série D em 2017. Nos últimos três anos, a Portuguesa virou, pela primeira vez em sua história centenária, um clube "fora de série", relegada ao cenário regional.

O MAC, como é mais conhecido por seus torcedores, também está fora do cenário nacional desde 2012, quando jogou a Série D pela última vez. O técnico do time é Guilherme Alves, atacante revelado pelo próprio MAC anos anos 90, nascido em Marília, e que depois teria ótimos anos no São Paulo, Atlético-MG e outros grandes do Brasil.

Os últimos títulos da história da Portuguesa foram conquistados em divisões inferiores. A Série B do Brasileirão, em 2011, com o time que ficou eternizado para seus torcedores como Barcelusa, e a Série A2 do Paulista de 2013. A Copa Paulista é a chance de levantar o troféu no Centenário do clube.

Os estádios das finais estarão vazios. O Canindé já não era lá muito acostumado a arquibancadas cheias. Para o torcedor luso, qualquer alegria, mesmo que à distância, serve. A Portuguesa respira.