PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Julio Gomes


Bem vindo à Libertadores, Mister!

Thiago Maia e Teo Gutierrez disputam bola em Junior Barranquilla x Flamengo - REUTERS/Luisa Gonzalez
Thiago Maia e Teo Gutierrez disputam bola em Junior Barranquilla x Flamengo Imagem: REUTERS/Luisa Gonzalez
Julio Gomes

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

04/03/2020 23h25

Prazer, Mister Jorge Jesus. Yo soy a Copa Libertadores. Eu sei, você acha que me conhecia, tem até uma taça em casa. Mas não, não me conhecia não.

Hoy sí me conociste!

E mira que eu fui legal com você, mister. Porque teu time nem parecia teu time hoje, mas mesmo assim ganhou de 2 a 1. É, então, deixe-me te contar unas "cositas".

Aliás, perdón por mi português, mister. Você já sabe, eu sou mais do castellano. Mas como os times brasileiros têm se dado muy bien ultimamente, estou tentando melhorar nessa coisa dos idiomas.

Eu sou cheia de árbitros horribles, como este Alexis Herrera, que eu fui buscar lá na Venezuela. Estou cheia de árbitros que deixam jogadores colocar o dedo na cara deles, que não dão cartão amarelo quando tem cotovelada na cara ou chute por trás. Quer dizer, às vezes dão. Às vezes não dão. Ya sabes, depende do time, do estádio, da nacionalidade, do humor...

Yo amo estádios com bandinha na arquibancada, mister. La música me encanta. Papel higiênico, polícia, altitude. Ah, eu amo a altitude, Mister. Luego voy a aprontar una para você no futuro.

Os times que jogam para me ganhar, mister, às vezes parecem umas porcarias. Até eu fico surpresa, que nem hoje com o Junior Barranquilla. Hay unos times bem malos, que de repente fazem jogos buenos. Essa coisa de torcida, dos árbitros, gramados diferentes... ya lo ves.

Eu achei o Junior melhor que teu time hoje, mister. É bom que você está me conhecendo melhor agora, isso vai te ajudar. Você verá que são vários jogos dentro de um jogo, não são lineares. São mais caóticos, yo amo el caos, mister.

Sabes que el Mengao siempre se dava mal no meu caos, mister. Siempre apanhava de unos times aleatórios. Mas vejo que agora as coisas mudaram. Creo que unos anos atrás o Mengao teria perdido um jogo como do de esta noche, mister.

Aqueles erros de saída de bola, casi casi o Theo Gutierrez marca. Você viu que ele mandou no jogo, mister? Isso acontece muito, alguns jogos pertencem a uns tipos como Theo, que ya me conocen tan bien.

Hoy no teve gol de Gabigol, mister. Pobrecito, viu como apanhou? Não deixam nem ficar em pé.

Mister, aquele juego contra el Emelec, ano passado, não foi como o de hoje. Depois você teve um monte de duelos contra brasileiros e uma final em campo neutro. Essas coisas não são muito típicas, mister, essa é la nueva Libertadores, até yo estoy aprendendo a me acostumar com minha nueva cara.

Jogos de hoje são o que sou, mister.

Parabéns por la victoria. Bienvenido! Hasta la próxima!

Julio Gomes