Topo

Diego Garcia

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Robinho tentou sigilo para briga por patinete não vazar em meio a escândalo

Colunista do UOL

10/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em liberdade no Brasil, Robinho pediu que a Justiça de São Paulo colocasse sob sigilo sua tentativa de liberar e utilizar um patinete elétrico nas ruas de Santos, na mesma época em que aguardava julgamento em última instância por escândalo de violência sexual ocorrida na Itália.

De acordo com petição à qual a coluna teve acesso, Robinho disse ao juiz "se tratar de figura pública conhecida" e, por essa razão, gostaria de "evitar matérias jornalísticas sensacionalistas e que não condizem com a verdade, ocasionando com isso um dano à sua imagem".

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no Posse de Bola com Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Eduardo Tironi:

Assim, com esses argumentos, o atacante queria a decretação do segredo de Justiça. O pedido foi feito na mesma época em que Robinho abriu o processo, dia 12 de janeiro deste ano, e uma semana antes de sua sentença definitiva sair nos tribunais italianos - o que já era esperado.

O pedido de sigilo, porém, foi rejeitado no dia 14 pelo juiz André Diegues Ferreira. O magistrado apontou que à narração dos fatos não se vislumbra a decretação do sigilo. Para ele, o mero fato de Robinho ser pessoa pública de grande notoriedade não implica a subversão automática de publicidade dos atos processuais.

Cinco dias depois, Robinho foi condenado a nove anos de prisão pelo crime de estupro, cometido em 2013, em uma boate de Milão.

Como é cidadão brasileiro, não pode ser extraditado para ser preso na Itália, mas ainda existe chance, mesmo que remota, de que possa cumprir a pena no Brasil. Ele entrou na lista vermelha da Interpol e não pode deixar o país. Enquanto isso, segue em liberdade por aqui.

A vítima do estupro é uma mulher albanesa que, na época, comemorava seu aniversário de 23 anos. Além de Robinho, Ricardo Falco, amigo do atleta, e outros quatro brasileiros foram denunciados por terem participado do ato.

Somente Robinho e Falco foram condenados, os outros denunciados não estavam mais na Itália na época das investigações, eles não foram processados, mas seus casos podem ser reabertos.