Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
OpiniãoEsporte

Endrick que nada! Zé Rafael é o grande símbolo do Palmeiras de 2023

Muitos apontam para Endrick, tantos outros falam de Abel Ferreira, mas se tem um jogador que merece muitos elogios e pode ser apontado como "o cara" do Palmeiras em 2023, esse jogador é Zé Rafael. Claro que o jovem teve papel importantíssimo na reta final do Brasileirão, mas o meio-campista é o que representa o Verdão no seus melhores e piores momentos.

Ele honra o apelido de Trem que recebeu na Academia de Futebol e dita o ritmo de sua equipe. O camisa 8 é praticamente um termômetro: se ele está mal, provavelmente, o Palmeiras também estará; e o inverso é verdadeiro. No seu pior momento de temporada, aliás, foi quando o Alviverde acabou eliminado da Copa do Brasil pelo São Paulo.

Para os que não entendem o conceito de "box to box" tão usado pelos técnicos de hoje em dia, basta olhar o mapa de calor de Zé Rafael. Ele é, literalmente, preenchido de área a área com muitas manchas vermelhas, cor que indica muita presença nas duas intermediárias durante os 90 minutos.

Jogador do Palmeiras que mais tenta desarmes no Brasileirão, ele também acerta praticamente nove de cada dez passes que dá no campeonato. O mais curioso é que ele jogou praticamente todo o ano no improviso. A questão é que deu tão certo que muitas vezes nem lembramos disso.

Zé Rafael foi a alternativa de Abel Ferreira para a ausência de uma reposição a Danilo, vendido para o Nottingham Forest. Depois de jogar como meia e se achar como camisa 8, o jogador ainda mostrou que também sabe jogar como camisa 5.

No dia a dia, o Trem é adepto da turma do boxe e se destaca por muitas vezes ser uma pessoa que demonstra muito pouco as suas emoções. Ainda assim, tem papel de liderança com os mais jovens e tem ótima relação com outras peças-chave do elenco.

Claro que a adaptação tem seu preço e Zé teve erros na posição, mas qual jogador que não apresenta problemas? Para a próxima temporada, ele voltará a concorrer por um lugar como camisa 8. A chegada de Aníbal Moreno, contratado do Racing, indica isso. Resta saber se o time vai voltar a se adaptar sem seu trem na frente da área.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes