Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
OpiniãoEsporte

Limitar título do Palmeiras ao fracasso histórico do Botafogo é cegueira

Como dizer que o Palmeiras só é campeão do Brasileirão por causa do fracasso histórico do Botafogo? É verdade que o time de General Severiano vai ter essa marca pelo resto de sua história, mas se esse é o único motivo, por que o dono da taça não será o Atlético-MG ou o Flamengo?

O Alviverde vai ser confirmado como o bicampeão consecutivo na próxima quarta-feira porque soube ser o time mais regular do Brasileiro entre todos os candidatos e em meio a todos os problemas de calendário. Quase todas as equipes tiveram que poupar em determinados momentos e perderam pontos por isso e vai ser campeão o time que soube driblar mais isso. Qual outro time resistiria à queda de produção de Rony, Zé Rafael, Veiga, Gómez e até ao desfalque de Dudu?

O Palmeiras vai ser o campeão porque tem um projeto esportivo que mantém a sua comissão técnica há três anos independentemente de resultados ruins e de protestos. Que tem um treinador que sabe fazer os atletas continuarem motivados mesmo depois de ganharem praticamente tudo o que podiam, coisa que já mostrou ser um grande desafio para outros times que levantam taças e perdem a vontade.

Vai ser campeão porque investiu em 2013 em uma reformulação das categorias de base que hoje são referência no continente, que tem Endrick como a grande estrela, Estevão Messinho como a grande promessa, mas que produz Naves, Gabriel Menino, Fabinho, Kevin, Luis Guilherme e tantos outros que são capazes de dar resposta técnica quando os pilares não estão funcionando tão bem.

O título do Palmeiras é mais um prêmio ao time que passou por uma reestruturação que quase custou um rebaixamento em pleno ano de centenário com Paulo Nobre e que hoje gera frutos que podem ser colhidos pela responsabilidade de Maurício Galiotte e Leila Pereira.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes