Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é único time entre os 40 das séries A e B que não está em nenhuma liga

Jogadores do Botafogo-SP comemoram gol contra a Portuguesa - Guilherme Drovas/AGIF
Jogadores do Botafogo-SP comemoram gol contra a Portuguesa Imagem: Guilherme Drovas/AGIF

Colunista do UOL

04/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A CBF autorizou que os clubes tomassem conta das Série A e B a partir de 2025. Pouco tempo depois dessa sinalização, praticamente todos aderiram a um dos dois grupos que existem hoje no país para a organização do novo campeonato. Só um não entrou nem na Libra e nem na Liga do Forte Futebol: o Botafogo de Ribeirão Preto.

A equipe do interior de São Paulo resistiu ao lobby feito pela Federação Paulista de Futebol e se mantém como único time fora das conversas. Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da entidade, conseguiu unanimidade ao agrupar todos os times do seu Estado na Libra, com a Pantera sendo a única exceção.

Adalberto Baptista, que se notabilizou no Estado ao ser dirigente do São Paulo na década passada, hoje é comandante do Botafogo SA e explica o motivo de estar observado à distância as conversas entre Libra e LFF.

"O Botafogo optou por não entrar em nenhum dos grupos que estão sendo articulados. Temos total interesse na criação de um novo campeonato nacional, um produto mais rentável para os clubes brasileiros. Por outro lado, prezamos pela unidade e o interesse comum. Para a Liga sair do papel, as 40 agremiações terão de se entender e fazerem com que o bem coletivo consiga superar os interesses e as vaidades individuais", explicou ao blog.

Hoje, considerando os times da Série A e da Série B, os dois grupos estão praticamente divididos ao meio em termos de número de equipes. São 18 integrantes da Libra e 21 da LFF.

Já em termos de tamanho de torcida e times mais vencedores, a Libra está bem na frente, com os seguintes times: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

A LFF, tirando as equipes que estão na Série C, tem os seguintes integrantes: ABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Sport, Vila Nova e Tombense.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok