Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ramon chama seleção que desperta curiosidade mesmo em jogo sem importância

Rony, do Palmeiras, comemora seu gol com Raphael Veiga em jogo contra o Corinthians pelo Paulistão - Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Rony, do Palmeiras, comemora seu gol com Raphael Veiga em jogo contra o Corinthians pelo Paulistão Imagem: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Colunista do UOL

03/03/2023 11h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O jogo contra Marrocos vai significar muito pouco para a trajetória da seleção brasileira até a Copa do Mundo de 2026. Com técnico que não vai continuar, com o principal atleta machucado e na primeira Data Fifa após a queda no Qatar, Ramon Menezes pôde mesclar entre quem gostou do time sub-20 com antigos pedidos feitos pela torcida a Tite e uma pequena base do último Mundial.

No meio de tanta coisa que poderia tirar o apelo, o treinador conseguiu convocar uma seleção que desperta curiosidade, especialmente pelos atletas que têm mais ligação com os times brasileiros, algo que foi sempre tão falado para explicar o afastamento da torcida da Amarelinha.

Raphael Veiga é um símbolo disso tudo. Em ótima forma na temporada passada até se machucar, ele sempre esteve entre os mais pedidos para serem testados na Amarelinha. Rony, também do Palmeiras, surpreende por ter sido chamado ainda mais em uma posição tão concorrida que também poderia ter nomes como Pedro e Gabigol, ambos do Flamengo.

Mesma questão de André, do Fluminense, e João Gomes, hoje no Wolverhampton, mas extremamente ligado ao Flamengo, e Andrey Santos, que é do Chelsea, mas retornou ao Vasco. Os três são nomes que se destacaram em uma posição onde o Brasil sempre teve Casemiro como referência de primeiro volante, mas que sempre sentiu falta de um segundo meio-campista, já que Lucas Paquetá nitidamente se sente mais à vontade atuando mais solto.

Me chama a atenção a ausência de Bruno Guimarães, que é jovem, se destaca atualmente no Newcastle e tem muito tempo para se firmar na seleção brasileira.

Para a tão carente lateral direita, Ramon deu chance para Emerson Royal, que se queimou com Tite e companhia por erros graves nas vezes em que foi convocado, e em Arthur, do América-MG, que se destacou na seleção de base.

A ausência de Alisson chama a atenção pelo atleta não ter se destacado em nenhuma das últimas duas Copas que foi e por não estar na sua melhor fase no Liverpool. Weverton e Ederson, que estiveram no Qatar, resistiram.

Veja a lista de Ramon Menezes

Goleiros: Ederson (Manchester City), Mycael (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras)
Laterais: Arthur (América-MG), Emerson Royal (Tottenham), Alex Telles (Sevilla) e Renan Lodi (Nottingham Forest)
Zagueiros: Ibañez (Roma), Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Robert Renan (Zenit)
Meio-campistas: André (Fluminense), Andrey Santos (Vasco), Casemiro (Manchester United) e João Gomes (Wolverhampton), Paquetá (West Ham) e Raphael Veiga (Palmeiras)
Atacantes: Antony (United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras), Vini Jr (Real Madrid), Vitor Roque (Athletico-PR)

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok