Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

É ruim do sofá? Palmeiras é campeão com sobras e fez Brasileiro ser "chato"

Torcida do Palmeiras comemora título brasileiro de 2022 nos arredores do Allianz - Diego Iwata Lima/UOL
Torcida do Palmeiras comemora título brasileiro de 2022 nos arredores do Allianz Imagem: Diego Iwata Lima/UOL

Colunista do UOL

02/11/2022 17h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras é oficialmente campeão do Brasileirão. O Internacional perdeu do América-MG no jogo da tarde desta quarta-feira (2) e fez o palmeirense comemorar o seu 11º título da história do sofá. E não é chato. Chato é não ser campeão. O jogo de hoje contra o Fortaleza, às 21h30, vai ser de pura festa e poderia ter mais emoção se a TV não optasse por exercer seu direito de escolher o que transmite.

A verdade é que o fato de o Alviverde ser consagrado o primeiro colocado ainda com quatro jogos para fazer reflete o que foi praticamente toda a disputa. Líder desde o dia 9 de junho, na 10ª rodada, o time sobrou: melhor ataque, melhor defesa, o que mais ganhou, o que menos perdeu, visitante invicto... É uma lista de feitos que deixou óbvio quem seria o campeão, por mais que o torcedor optasse por não comemorar antes da hora. "Sai zica!", diriam eles.

É simbólico que o título venha justamente no dia 02 de novembro. Há dois anos, Abel Ferreira desembarcou no Brasil e, de lá para cá, ganhou quase tudo o que podia. Em um trabalho magnífico, que começou ainda na gestão passada de Maurício Galiotte e foi acertadamente mantido por Leila Pereira, o futebol do Alviverde é hoje o grande case de sucesso ao lado do Flamengo, com um poder financeiro relativamente menor ainda mais nos últimos anos.

Tudo isso junto com a reestruturação do Alviverde feita desde 2013, com a reestruturação financeira e investimento na base, passando pela inauguração do Allianz Parque em 2014. Hoje, é normal no Palmeiras surgir o Endrick e já ter Estevão Messinho na fila. É normal recusar milhões de euros por Danilo e se dar ao luxo de vender Patrick de Paula na contratação mais cara da história do Botafogo e achar pouco.

Campeão do Paulista, da Recopa, da Copa do Brasil, da Libertadores e agora de novo do Brasileirão. O Palmeiras fez esse campeonato ficar tão óbvio que até as críticas aos pontos corridos voltaram, como se todos os outros torneios não tivessem o mata-mata. Ou alguém achou o título do Flamengo com o Internacional brigando até a última rodada sem nenhuma emoção?

O Palmeiras precisa comemorar e muito mais essa conquista, com três títulos no ano e mais um na sequência desde 2015 que deixa o torcedor até mal acostumado. E o pior para os rivais é que nada disso é por acaso, e o Alviverde tem tudo para entrar em 2023 como candidato a todos os títulos que disputar.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok