Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo joga finais para ganhar, mas fica longe de dar shows sonhados

Dorival Jr., treinador do Flamengo, durante a final da Copa Libertadores - Franklin Jacome/Getty Images
Dorival Jr., treinador do Flamengo, durante a final da Copa Libertadores Imagem: Franklin Jacome/Getty Images

Colunista do UOL

29/10/2022 19h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo termina 2022 como campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, mas bem longe de dar os shows esperados contra os dois adversários claramente menos qualificados. A verdade é que para a torcida o mais importante é jogar para ganhar, não importa como. Há aqueles que até gostam de sofrer mais. Mas dada a diferença do elenco de Dorival para os de Vitor Pereira e Felipão, o time do Rio de Janeiro poderia ter apresentado um futebol melhor, o que pode ficar de lição para 2023.

É diferente caso o título fosse para o Corinthians na competição nacional ou até para o Furacão na Libertadores. Ninguém esperava que eles apresentassem um bom futebol para chegar à taça. Já para os flamenguistas, vencer dando show é um projeto de clube desde a saída de Jorge Jesus.

Na vitória de hoje, por exemplo, o Flamengo jogou durante todo o segundo tempo com um atleta a mais e ficou bem longe de massacrar seu adversário. Pelo contrário, Bento fez poucas defesas e nos minutos finais o Athletico ainda conseguiu incomodar o adversário e chegou até a ver Santos bater roupa dando mais chance do que o esperado para um time com um jogador a menos.

Mesmo com 1 a 0 e com mais atletas em campo, o time da Gávea teve dificuldades de segurar a bola e viu Pedro ficar isolado depois das saídas de Gabigol e Arrascaeta. Não foi o show visto, por exemplo, na semifinal da Libertadores contra o Vélez Sarsfield fora e dentro de casa e até mesmo durante toda a competição quando o time chegou à final de forma invicta.

Contra o Corinthians, na Copa do Brasil, o cenário foi parecido. O Flamengo jogou recuado de uma forma que ninguém esperava e, depois de um excelente primeiro tempo, sofreu por 45 minutos e viu o Timão pressionar o jogo todo. A postura orientada por Dorival Júnior rendeu até críticas por parte de seus jogadores, como no caso de Filipe Luís, que disse que não poderia ver a equipe jogar dessa forma.

Mais uma vez é importante destacar: o que fica para a história é o título e isso ninguém vai tirar desse elenco. Mas a expectativa era de um futebol melhor apresentado considerando a diferença do nível entre os três elencos e até mesmo o que o próprio Flamengo apresentou nas fases anteriores.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok