Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que é normal para Tite levar Pedro à seleção e não colocar para jogar?

Pedro durante treino da seleção brasileira em Le Havre, na França - Lucas Figueiredo/CBF
Pedro durante treino da seleção brasileira em Le Havre, na França Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

25/09/2022 12h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tite fez mais um treino com a seleção brasileira hoje (25) e indicou que Pedro não deve receber chance como titular contra a Tunísia na próxima terça-feira. A notícia já desperta novamente a polêmica: por que convocar o atacante do Flamengo se não vai colocar para jogar? A discussão também existiu na última Data Fifa, naquela ocasião pela ausência de oportunidade para Danilo, do Palmeiras. A explicação para tal opção é a mesma.

A comissão técnica considera que é muito importante observar os atletas convocados de perto no dia a dia. Eles têm muito mais tempo para mostrar nos treinos as suas qualidades e a adaptação aos pedidos de Tite do que só nos 90 minutos de bola rolando. São praticamente dez dias de reunião onde os jogadores são observados não só pelo que apresentam dentro de campo, mas também pelo comportamento no grupo e por outras atitudes no dia a dia.

A reação em um jogo é importantíssima para o relatório final, mas um jogador, na opinião da comissão, não pode ser avaliado apenas pelos 90 minutos. Tite e seus auxiliares compreendem que a torcida não tem acesso aos treinos e que só assistem ao jogo pela TV, mas não podem se influenciar por isso na hora de planejar as oportunidades.

Além disso, Tite também gosta de respeitar a hierarquia presente entre os convocados. É normal que os atletas que não têm tanto tempo de casa demorem um pouco a mais a receber chances. O comandante valoriza bastante a experiência que teve com seus jogadores durante os seis anos que já está na seleção. Gabriel Jesus, por exemplo, atravessou uma fase ruim com a Amarelinha, mas continuou sendo convocado e só não está na lista atual porque já tem sua vaga encaminhada para o Qatar. Assim, o comandante pode observar mais opções durante os treinos na França.

Pedro tem a admiração da comissão técnica há muito tempo e só não recebeu mais chances porque não conseguia sequência nem mesmo no Flamengo. Recentemente, após a chegada de Dorival Jr., o atacante começou a jogar com mais frequência e agora tem a chance de ser observado na última janela antes da lista para a Copa do Mundo.

É provável que os flamenguistas sintam que foram prejudicados pela ausência do jogador nos treinos dos últimos dias e por um provável desgaste do jogador por conta da viagem de volta para a partida de quarta-feira, pelo Brasileirão. Mas aí esse é um problema do calendário do futebol brasileiro e dos clubes que pouco fazem para mudar essa situação, não de Tite, que tem a Copa pela frente em menos de dois meses.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok