Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Brasil baila contra Gana, e Richarlison dá recado a Pedro e concorrentes

Richarlison comemora gol marcado pela seleção brasileira contra Gana com a dança do pombo - Lucas Figueiredo/CBF
Richarlison comemora gol marcado pela seleção brasileira contra Gana com a dança do pombo Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

23/09/2022 17h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasil não teve nenhuma dificuldade para vencer Gana por 3 a 0 no amistoso de hoje (23) na França, no penúltimo jogo antes da estreia da Copa do Mundo. Com um primeiro tempo alucinante, a equipe de Tite deixou uma ótima impressão com o esquema ofensivo, com apenas Casemiro como volante de ofício. Fred, um dos mais queridos pela comissão técnica, não fez tanta falta. É verdade que o adversário não é dos mais fortes, mas é time que estará no Qatar daqui a dois meses. Resta saber se essa formação funcionaria contra times melhores.

Marquinhos fez o primeiro, com dois de Richarlison para fechar a conta. O atacante do Tottenham deixou um recado a Pedro, Matheus Cunha, Gabriel Jesus e os demais que sonham com um espaço no comando de ataque da amarelinha. Não só pelos gols que fez, sendo o primeiro uma belíssima finalização de primeira na entrada da área, mas também pela adaptação dele ao sistema de jogo.

Ele era o primeiro a fazer o combate na saída de bola de Gana e corria até a intermediária defensiva para recompor a marcação, deixando Neymar com menos responsabilidade de voltar para marcar. Logo atrás dele estavam Lucas Paquetá, que também não mostrou dificuldades em voltar para marcar, e Casemiro, jogando onde já está bastante acostumado.

À frente, as tabelas de Neymar e Vini Jr deram resultado, com Raphinha do outro lado fechando bastante no segundo pau com pelo menos duas chances de balançar as redes. Depois, Matheus Cunha e Antony foram testados, mas com o jogo já resolvido o ritmo brasileiro diminuiu consideravelmente, com o foco virando para a caça ao Neymar durante todo o segundo tempo.

Pelas pontas, Éder Militão e Alex Telles faziam cobertura importante para que os pontas tivessem mais liberdade. Ainda assim, nas poucas vezes que Gana atacou, Vini Jr e Raphinha voltaram bastante para marcar. Mais atrás, Bremer teve a chance de jogar todo o segundo tempo e também foi seguro. Vale lembrar que a quarta vaga de zagueiro está bem aberta. Dani Alves, de longe, deve estar preocupado com a chance de perder a vaga aos 45 minutos do 2º tempo.

O Brasil volta a jogar contra Tunísia na próxima terça-feira, com a expectativa de novos testes. Não dá para descartar que Pedro não entre em campo, já que Tite gosta de observar também seus atletas no dia a dia de treinos e não só nos jogos. Será a última vez que veremos a Amarelinha jogando antes da estreia no Qatar, marcada para o dia 24 contra a Sérvia.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok