Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Copa América Feminina terá prêmio em dinheiro pela 1ª vez e troféu em NFT

Colunista do UOL

07/07/2022 17h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pela primeira vez na história, a Copa América Feminina vai dar um prêmio em dinheiro para a seleção campeã: US$ 1,5 milhão, o que hoje significa R$ 8 milhões. A competição chega à 9ª edição e começa amanhã, na Colômbia, e ainda terá outras novidades. O Brasil estreia no sábado, contra a Argentina, e é a grande favorita com sete títulos na bagagem.

Além do prêmio em dinheiro, em cada partida, a melhor jogadora receberá um troféu em formato NFT, que significa token Não Fungível (da sigla em inglês). Essa tecnologia é um token criptográfico que pode representar diferentes coisas, como fotos, vídeos e desenhos. A grande atração é que essa novidade é colecionável e exclusiva. Ou seja, o dono de um NFT será o único a ter aquele momento, como se fossem obras de arte.

O troféu ainda terá uma representação física entregue para cada atleta e foi feito por Camila Fierro, conhecida também como @soyfira, uma cripto artista colombiana. Hoje (7), uma coletiva de imprensa feita em um metaverso oficializou essa novidade.

A Copa América Feminina também tem pela primeira vez uma música tema. Embora tenha sido disputada pela primeira vez em 1991, nenhuma edição até então tinha tido essa marca que já é tradicional de qualquer competição masculina.

Os escolhidos foram o Domino Saints, de Porto Rico. A música tema é a RockStar. Eles apresentaram a canção ontem em um jantar no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, onde será a abertura.

A organização da competição diz que os jogos serão transmitidos para 145 países diferentes. No Brasil, o SBT e o Sportv vão transmitir os duelos que valem três vagas na Copa do Mundo de 2023 e duas para as Olimpíadas de Paris em 2024.

A Copa América Feminina também terá um grande patrocinador pela primeira vez, a Mastercard, que vai bancar todas essas novidades. A empresa organizou uma série de eventos para apresentar os lançamentos e convidou jornalistas de todo o continente, incluindo este blog.

Além de Cali, os jogos também serão disputados em Armênia, outra cidade da Colômbia. Eles cumprem parte do roteiro que foi desenhado para a Copa América dos homens, que acabou cancelada por causa da pandemia.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok