Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

No mesmo trilho de Neymar, Endrick repete script de se aproximar do Real

Endrick, do Palmeiras, em foto com seu irmão - Reprodução
Endrick, do Palmeiras, em foto com seu irmão Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

01/02/2022 09h39Atualizada em 01/02/2022 14h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de fazer uma excelente Copinha pelo Palmeiras, Endrick vê seu nome cada vez mais forte na Europa, mais especificamente no Real Madrid. O atleta de 15 anos ainda não tem nem um contrato profissional com sua equipe, mas já dá entrevistas destacando o carinho pelo clube espanhol e sendo destaque do noticiário local. Na entrevista, ele também fala da sua fase, de outras equipes, mas a manchete de capa foi dedicada para os Merengues.

O script lembra em quase todos os fatores o mesmo que foi usado por Neymar. Antes mesmo de estrear pelos profissionais do Santos, o jogador já tinha visitado o Santiago Bernabéu, havia declarado em várias entrevistas a vontade de representar os Merengues e gerou uma guerra na Espanha pela sua contratação. O Barcelona acabou sendo o destino.

Não é coincidência: os dois passam pelas mãos do mesmo empresário, ainda que com alguns pequenos detalhes diferentes.

Na época, Wagner Ribeiro cuidava da carreira do craque santista. Foi ele que providenciou uma viagem até a Espanha para Neymar ao lado de seu pai. Os dois conheceram as instalações da equipe, tiraram fotos com os jogadores da época como David Beckham e por pouco não ficaram por lá de forma definitiva. No documentário lançado recentemente pela Netflix, esse trecho da vida dele foi retratado, com o destaque do pai dizendo que só voltaram ao Brasil por vontade do filho.

No caso do palmeirense, há uma ressalva. Oficialmente, Endrick não é representado por ninguém além dos seus pais porque ele ainda não tem 16 anos e as leis da CBF não permitem agenciamento nesta idade. Mas Wagner tem participação em futura venda do jovem por ter ajudado no processo de captação e tem dado entrevistas para falar sobre o futuro do garoto. No momento, ele não poderia falar em nome do atleta, mas tem feito isso.

Endrick ainda não visitou a Espanha, mas aproveita a fama para fortalecer seu nome na Europa. Durante a entrevista, ele declarou carinho pelo Real Madrid, se divertiu com suas fotos estampadas nas capas de jornais e reforça o sentimento que o palmeirense já tem com ele desde o início da carreira: vai ser difícil vê-lo por muito tempo atuando no Brasil.

Comercialmente, a estratégia é a de bombar o nome do jogador e se, possível, causar uma guerra pela sua contratação no futuro. Ao declarar o carinho pelo Real, Endrick se vincula um pouco ao time espanhol, mas também vira ainda mais assunto nos outros times europeus, que podem se planejar desde já para tentar a contratação do palmeirense para quando ele tiver 18 anos.

Além de Neymar, Wagner também é famoso no Brasil por ter trabalhado com outros nomes como Kaká e Robinho, que também tiveram passagem pelo Real Madrid. Ele recentemente disparou contra Abel Ferreira por não dar chance ao atacante de disputar o Mundial de Clubes.

No Palmeiras, a diretoria confia na carreira de Endrick pela ótima relação com a família, mas sabe que é necessário cuidado para lidar com o estafe. O clube confia na proteção do vínculo de formação para não perdê-lo e já prepara o novo contrato para quando o jogador fizer 16 anos. Como ainda não tem idade, ele não poderá disputar o Paulista e só terá permissão para jogar o Brasileirão no seu próximo aniversário.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok