Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras tem no meio de campo a disputa mais acirrada por vagas no Mundial

O jogador Jailson, do Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol - Cesar Greco
O jogador Jailson, do Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Colunista do UOL

31/01/2022 12h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras entra na semana decisiva para a inscrição dos que vão disputar o Mundial de Clubes. O time viaja na próxima quarta-feira (2) e, daqui a uma semana, os 23 escolhidos já estarão definidos para a estreia marcada para o dia 8 de fevereiro, com adversário ainda a ser definido. A disputa mais acirrada por um espaço está no meio-campo.

O primeiro critério definido pela diretoria e pela comissão é de dar preferência aos que já estão no clube há mais tempo, com participação no título da última Libertadores. A ideia era valorizar os que levaram o Alviverde até a taça. A questão é que alguns reforços estão indo muito bem em treinos e nas chances que tiveram no Paulista, o que coloca alguns "antigos" em risco.

Gabriel Menino e Patrick de Paula são os mais analisados. Na última coletiva, o técnico inclusive deu o recado que a vontade de brigar por um espaço pode ser decisiva na lista final, após elogiar muito Jailson e Atuesta. Na mensagem, ainda avisou que os meninos precisam perceber que tem cada vez menos espaço para brincadeiras e que todos estavam sempre sendo avaliados.

Se o prazo inicial da Fifa tivesse sido mantido, os dois reforços não teriam chances de entrarem na disputa, já que a lista seria fechada no último dia 24. Como o prazo foi esticado até 6 de fevereiro, Jailson e Atuesta entraram firme na concorrência, colocando justamente as duas crias na berlinda.

Todos viajarão para os Emirados Árabes Unidos juntos, mesmo os que serão cortados. Como o time fica por lá até o dia 13, é importante que eles possam fazer parte dos treinamentos, já que a temporada não acaba após o Mundial.

Marcelo Lomba, outro recém-contratado, deve ser inscrito ao lado de Weverton e Vinicius Silvestre. Ele herda a vaga que era de Jailson, que deixou a Academia. Já Murilo ainda precisa correr contra o tempo para tentar entrar em uma lista que certamente terá Gustavo Gómez e Luan e ainda conta com Kuscevic e Renan como candidatos.

Por fim, Rafael Navarro é outro que precisa mostrar mais para poder tentar ter um lugar no elenco. A seu favor, fica o fato de ele ser o que mais tem características de camisa 9 do elenco. Em contrapartida, o time já mostrou muitas vezes que sabe jogar em um atleta nessa função. Além disso, nomes como Breno Lopes e Deyverson, que atuam nesse setor, têm o rótulo de heróis por conta dos gols nas duas finais da Libertadores, enquanto Veron e Wesley foram elogiados internamente pelo desempenho quando entraram em 2022.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok